Para Tatiane Lopes, trata-se de um avanço para a causa animal
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) participou nesta quarta-feira, 28 de julho, da inauguração do primeiro Instituto Médico Veterinário Legal (IMVL), em São José do Rio Pardo (SP), junto a vereadores da causa animal de outras cidades e do deputado estadual Murilo Félix (Podemos), que viabilizou o Instituto.
Tatiane explicou que o IMVL foi criado com o intuito de dar suporte para as investigações de maus-tratos e também para a prevenção de crimes contra animais, tornando-se um marco para a causa animal.
De acordo com a parlamentar, o Brasil é, atualmente, um dos países com maior população de animais de estimação no mundo, no entanto, esse indicador não expressa a quantidade de animais abandonados, tampouco fornece informações sobre as condições em que esses animais vivem.
Em 2020, com a aprovação da chamada Lei Sansão (Lei 14.064/2020), uma legislação mais rígida para crimes cometidos contra animais passou a valer em todo o território nacional. Segundo Tatiane, foi um reflexo do volume de denúncias de violência e de maus-tratos que chegam à Polícia Civil de cada Estado. Segundo tatiane, o IMVL poderá auxiliar na investigação de crimes cometidos contra animais, incluindo aqueles que vivem em condições de abandono, nas ruas ou em residências, garantindo, portanto, a aplicação da Lei Sanção com a elaboração de laudo médico veterinário atestando a causa da morte do animal.
Para a vereadora Tatiane Lopes, a inauguração do IMVL é um dia importante “Acredito que seja um momento histórico, porque, com a criação do IMVL, fica muito mais fácil comprovar a morte do animal e se realmente foi vítima de maus-tratos. Muitos casos de violência contra animais ficam impunes porque não temos como comprovar se foram maus-tratos. Com a criação do IMVL, a situação muda”, disse a parlamentar.
Além disso, a Tatiane acredita que, apesar de o IMVL ser em São José do Rio Pardo, Limeira poderá se beneficiar dos serviços prestados pelo Instituto, já que os animais podem ser encaminhados para lá para realização da autópsia, mas diz que pretende fazer de sua bandeira a vinda de um IMVL. “É um sonho e vou trabalhar para que nossa cidade também seja contemplada com esse Instituto”, declarou a vereadora.
*Informações do Gabinete Parlamentar