• Inicio
  • Notícias
  • Projeto que inclui educação financeira na educação primária está apto para votação

Projeto que inclui educação financeira na educação primária está apto para votação

Proposta de Everton Ferreira visa preparar crianças e adolescentes para o futuro

Data de publicação: 15/07/2021 09:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Projeto que inclui educação financeira na educação primária está apto para votação
Projeto que inclui educação financeira na educação primária está apto para votação

De autoria do vereador Everton Ferreira (PSD), o Projeto de Lei 90/2021 já está pronto para ser votado em sessão ordinária, aguardando apenas a seleção para a pauta de votação. A proposta, protocolada no dia 1º de junho, trata da inclusão de conceitos básicos sobre educação financeira na educação primária, com a finalidade de preparar crianças e adolescentes futuramente para um bom planejamento familiar e financeiro.

O vereador Everton citou um artigo do portal de notícias Valor Investe, publicado no dia 20 de dezembro de 2020, que mostra um levantamento que mostra que 39% dos brasileiros entrevistados gastam mais do que ganham, 55% dos entrevistados disseram estar sempre sem dinheiro e usando o limite dos bancos, também foi percebido que a cada dez brasileiros, mais de sete não têm o hábito de guardar recursos financeiros.

O artigo aponta que, de todos os entrevistados, 59% acreditam que a dificuldade financeira dos brasileiros se deve à falta de planejamento, por causa da falta de percepção sobre os ganhos e gastos.

O parlamentar usou como referência ainda o livro “O Valor do Amanhã”, escrito por Eduardo Giannetti, que indica que o processo de decisão financeira passa por escolhas temporais, sendo, posições credoras, as que buscam o sacrifício do momento a troco de benefício futuro, e posições devedoras, aquelas  que buscam o prazer e a comodidade do momento e aceitam pagar uma conta futura. Então, citou Everton, os juros não se resumem apenas ao mundo financeiro e esse pode ser o preço da impaciência ou a recompensa da espera.

O texto do projeto determina que o programa de educação financeira deverá ser instituído pelo poder público e alcançar os objetivos de capacitar os estudantes para a compreensão dos conceitos elementares de educação financeira, estimular o conhecimento financeiro desde a infância, desenvolver habilidades como organização e planejamento futuro e estimular o conhecimento sobre a distribuição de valores no tempo.

“A estrutura educacional de ensino na atenção básica transforma os indivíduos adultos mais consolidados nesse contexto. É de extrema importância trabalhar a educação financeira na escola, tendo em vista que assim pode-se desenvolver habilidades como organização e planejamento tanto para a vida pessoal, como para a profissional”, argumentou o vereador.

*Informações do Gabinete Parlamentar