Vereador Sidney Pascotto é vice-presidente do colegiado
A Mesa Diretora do Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup) tomou posse nesta terça-feira, 13 de julho, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Erotídes de Campos, em Piracicaba (SP).
A direção do Parlamento Regional é composta por Gilmar Rotta (Cidadania), como presidente do Praup; os presidentes das Câmaras de Limeira, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), de Rio Claro, José Pereira (PSD), de Araras, Rodrigo Soares (PSDB), de Elias Fausto, Ronaldo Cezario (MDB), como vice-presidentes; o presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), como primeiro-secretário; e Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis, como segundo-secretário.
Uma das tarefas do colegiado, que é integrado por 23 cidades da região, é a de se articular com os deputados estaduais para a aprovação do projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba. “O projeto já está pronto para ser votado em agosto, é a previsão. E nos parece que já está bastante avançado para isso acontecer. Já temos um número grande de deputados que vão aprovar”, avaliou o presidente da Câmara de Limeira, Lemão da Jeová Rafá.
O Praup, reativado em 22 de junho, após cinco anos, tem como objetivo unir forças e alcançar mais representatividade para atender as demandas e reivindicações dos 23 municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba. Juntos, eles correspondem a 3,25% da população do Estado de São Paulo e 3,2% do produto interno estadual.
“Com esse Parlamento, nós podemos reunir cerca de 1,5 milhão de pessoas, de 23 cidades, em uma só voz. É importante também porque representa a união de vários partidos e, quando a gente levar uma demanda ao governador, podemos mostrar a pluralidade”, disse Lemão.
Foram nomeados como membros do Parlamento Regional os presidentes das Câmaras das cidades que integram o Praup e um terço dos vereadores de cada Casa Legislativa. Após as nomeações, o Parlamento Regional ficou constituído por 107 parlamentares.
Além do vereador Lemão da Jeová Rafá, integrante da Mesa Diretora, os vereadores Mariana Calsa (PL), Tatiane Lopes (Podemos), Helder do Táxi (MDB), Dr. Júlio (DEM), Ju Negão (PV), Elias Barbosa (PSC) e Nilton Santos (Republicanos) representam a Câmara Municipal de Limeira.
Na segunda-feira, 12 de julho, a Câmara aprovou, em regime de urgência especial, projeto de decreto legislativo que atualiza o número de participantes no Parlamento Regional, de um quinto para um terço.
A reunião do Parlamento Regional também contou com a presença dos deputados estaduais Murilo Félix (Podemos), Roberto Moraes (Cidadania) e Alex de Madureira (PSD).
Os municípios que compõem o Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup) são: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
O próximo encontro do colegiado será no dia 14 de setembro.
*Com informações da jornalista Daniela Teixeira (Câmara de Piracicaba)
**Crédito das imagens Davi Negri e Matheus Tiburcio (Câmara de Piracicaba)