• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Educação questiona Secretaria sobre retomada de aulas presenciais

Comissão de Educação questiona Secretaria sobre retomada de aulas presenciais

Parlamentares querem saber posicionamento da pasta diante de decreto do Estado

Data de publicação: 07/07/2021 17:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Educação questiona Secretaria sobre retomada de aulas presenciais
Comissão de Educação questiona Secretaria sobre retomada de aulas presenciais

Na reunião da Comissão de Educação e Cultura desta quarta-feira, 7 de julho, os vereadores deliberaram por encaminhar ofício à Secretaria Municipal de Educação para saber o posicionamento do órgão quanto à flexibilização das aulas presenciais publicadas pelo Governo do Estado.

A proposta de encaminhamento do ofício foi feita pelo presidente do colegiado, vereador Elias Barbosa (PSC). Segundo ele, foi publicado no Diário Oficial, nesta terça-feira, 6 de julho, o Decreto Estadual 65.849/2021, tratando da retomada das aulas presenciais na rede pública estadual. 

De acordo com o decreto, as aulas e demais atividades presenciais nas unidades de educação infantil, ensino fundamental e médio localizadas no território estadual devem respeitar alguns parâmetros, como a observação de distância mínima de um metro entre pessoas, em todos os ambientes escolares, e o planejamento das atividades em conformidade com a capacidade física da unidade, admitindo-se o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos, bem como monitoramento de risco de propagação da covid-19.

No documento, o Governo de São Paulo defende que “permanecer com as escolas abertas e seguras para o desenvolvimento de aulas e atividades presenciais, ainda durante a pandemia de covid-19, é medida essencial para garantir a aprendizagem e a manutenção da segurança física e mental de crianças e jovens.”

Na reunião, os vereadores também analisaram três projetos. Dois receberam pareceres favoráveis e seguem para as demais comissões da Casa; o restante permanece em estudo, conforme ata.

A Comissão é composta pelos vereadores Elias Barbosa, presidente; Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária. O colegiado é responsável por apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município.

Por conta da classificação do Estado na fase de transição do Plano São Paulo e às restrições impostas pelo Ato da Mesa Nº 8/2021, as reuniões acontecem por meio de videoconferência.