Também foi aprovada mudança em critérios de participação da Medalha Vereadora Minerva Jorge Gabriel Santi
Dois projetos de resolução que tratam de homenagens foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira, 28 de junho. Uma das propostas, de autoria do vereador Dr. Júlio (DEM), institui, no âmbito da Câmara Municipal, o Diploma “Professora Eliza Gabriel da Costa” às mulheres negras que se destacam no desenvolvimento de atividades que impactam positivamente na sociedade. Outro item, da vereadora Lu Bogo (PL), atualiza os critérios de participação da Medalha Vereadora Minerva Jorge Gabriel Santi, dedicada a professores das unidades de ensino do Município.
Mulheres negras
O Projeto de Resolução Nº 13/2021 tem a finalidade de homenagear, anualmente, mulheres negras por atividades que colaboram positivamente para a sociedade. “Por exemplo, mulheres que contribuem na luta contra o racismo e o sexismo, uma enfermeira que desempenha suas atividades com amor, uma professora que se destaca na missão de levar o conhecimento, uma doméstica que se doa na realização de seu trabalho ou uma dona de casa que realiza com amor o cuidado do seu lar”, citou o autor da proposta.
A denominação do diploma faz referência à professora Eliza Gabriel da Costa, segundo Dr. Júlio, uma incansável ativista pela luta dos direitos humanos e que faleceu em Limeira no dia 29 de novembro de 2020. “Em sua luta contra o racismo, a intolerância e a violência, a professora Eliza deixou um legado em Limeira, que deve ser perpetuado, transformando-se em um incentivo para outras mulheres negras que, assim como ela, também combatem toda e qualquer forma de racismo e sexismo”, defendeu.
Na justificativa ao projeto, o vereador Dr. Júlio destacou que a honraria foi sugerida pela atual presidente do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) de Limeira, professora Dirce Pereira do Prado, que assina a proposição junto com o parlamentar como cidadã legisladora. Ao Conselho, inclusive, caberá a indicação de cinco mulheres para diplomação. Cada vereador também poderá fazer uma indicação, sem prejuízo de repetição pelos demais.
Outro fator simbólico do projeto é a data escolhida para a outorga do diploma: 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Todos os anos, as homenageadas receberão diploma de mérito a ser expedido pelo Poder Legislativo Municipal, elaborado de acordo com os critérios da Comissão e da Escola Legislativa Paulo Freire. “Com este diploma, propomos celebrar sobretudo, a resistência das mulheres negras e fortalecer a emancipação e autonomia diante das lutas cotidianas contra a opressão de gênero e étnico-racial, valorizando a identidade negra e a cultura afro-brasileira”, declarou Dr. Júlio.
Medalha Vereadora Minerva Jorge Gabriel Santi
Elaborado pela vereadora Lu Bogo, o Projeto de Resolução Nº 35/2019 altera artigos da Resolução N° 185/2001, que institui a Medalha Vereadora Minerva Jorge Gabriel Santi, para atualizar a quantidade de vereadores que compõem a comissão organizadora da solenidade e o número de homenageados, bem como a data de realização.
A quantidade de homenageados que antes era 14 agora será 21 e de vereadores, na comissão organizadora, que passa de três para cinco membros. “Estas correções e atualizações são necessárias para que a solenidade ocorra todos os anos, no mês de outubro, para homenagear os professores que lecionam no município de Limeira”, justificou Lu Bogo.
A medalha é destinada a professores como reconhecimento ao seu desempenho profissional. “Lembramos que, os professores são essenciais para a formação de todos os profissionais, da nossa sociedade”, defendeu a vereadora.