Colegiado também quer campanha do Legislativo para orientar população
Na reunião desta quinta-feira, 24 de junho, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo deliberou pelo envio de ofício à Prefeitura para questionar sobre as ações adotadas pelo município para que a população seja incentivada a tomar a segunda dose da vacina contra covid-19. Os vereadores demonstraram preocupação com a incidência de pessoas que não voltam para completar o ciclo de imunização, após tomarem apenas a primeira dose.
O assunto pautado pelo vereador Marco Xavier (Cidadania) recebeu a adesão dos demais membros da comissão, Everton Ferreira (PSD), presidente, e Lu Bogo (PL), vice-presidente. Eles citaram a necessidade de ampliar os esforços para que a população seja orientada sobre o fato de que a eficácia da imunização só ocorre com a aplicação das duas doses.
Além de solicitar dados do Executivo sobre o tema, a Comissão também deliberou que o Departamento de Comunicação da Câmara produza uma campanha institucional de apoio à segunda dose da vacina contra covid-19. O material informativo será produzido por servidores da Casa, divulgado nas redes sociais e durante o intervalo da transmissão das sessões ordinárias.
Controle de estoque
Após a reunião do colegiado, o presidente Everton Ferreira repassou aos vereadores os dados do controle de estoque de vacinação contra covid-19, atualizados nesta quinta-feira, 24 de junho, pela Prefeitura. Limeira recebeu 167.045 vacinas, sendo 80.090 de AstraZeneca, 79.605 de CoronaVac e 7.350 de Pfizer. Com esse total foi possível vacinar 110.996 pessoas, com a primeira dose. A segunda dose (D2) foi aplicada em 39.911 habitantes. A planilha com essas informações mais recentes será disponibilizada na ata do próximo encontro da Comissão.
Projetos
Esta semana, os vereadores apreciaram ainda cinco projetos e elaboraram pareceres favoráveis a dois itens, conforme ata. O colegiado é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Devido às restrições do Plano São Paulo de combate à pandemia, as reuniões da Comissão acontecem por videoconferência. Regimentalmente, os parlamentares se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30. Fazem parte do colegiado os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.
*Texto atualizado para acréscimo dos dados mais recentes sobre o controle de estoque de vacinação