Vereadora Mariana Calsa participou de mobilização para incluir grupo no calendário de imunização
A partir de quarta-feira, 24 de junho, Limeira inicia a vacinação das lactantes sem comorbidades. A imunização deste público começa com as mães que amamentam crianças de até quatro meses e em seguida o cronograma continua até atingir as mães que amamentam bebês de até 12 meses. Uma mobilização liderada pela vereadora Mariana Calsa (PL), que teve apoio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, com a participação da vice-prefeita Érika Tank (PL), este público específico foi incluído nas prioridades de vacinação contra a covid-19.
Estudos recentes mostram que lactantes vacinadas transmitem anticorpos para os seus bebês por meio do aleitamento materno, ou seja, uma vacina salva duas vidas. Movimentos como o "Lactantes pela Vacina" têm se organizado pelo Brasil na defesa da inclusão de lactantes no grupo prioritário.
Segundo Mariana Calsa, em 8 de junho, foi protocolada a Indicação nº 1.668/2021, que pede a inclusão das lactantes no grupo prioritário da vacinação em Limeira, em sintonia ao Projeto de Lei nº 306/2021, da deputada estadual Marina Helou (Rede).
Além da indicação, um manifesto foi publicado nas redes sociais e assinado por centenas de pessoas que apoiaram a inclusão das lactantes no grupo prioritário da vacinação. O prefeito Mário Botion (PSD) recebeu da vereadora Mariana Calsa o documento assinado e tomou as primeiras providências para atender ao pedido. "Importante agradecer a sensibilidade e atenção do prefeito Mário Botion em atender a esse pedido", destaca a vereadora.
Segundo levantamento do "Lactantes pela Vacina", hoje são cinco Estados que incluíram lactantes no grupo prioritário: Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Minas Gerais. Além disso, segundo a parlamentar, há também municípios de Estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná exercendo sua autonomia e incluindo lactantes na fila da vacinação.
*Informações do Gabinete Parlamentar