Executivo também informou sobre cronograma de vacinação de profissionais da área
Em resposta à Comissão de Educação e Cultura da Câmara, a Prefeitura de Limeira forneceu dados sobre o índice de evasão escolar no período da pandemia, o percentual de alunos sem acesso à internet e o cronograma de vacinação de profissionais da educação. As informações foram recebidas oficialmente na reunião do colegiado desta quarta-feira, 2 de junho, e serão apreciadas pelos parlamentares para deliberação posterior.
O documento disponibilizado pelo Executivo informa que a porcentagem de evasão/desistência escolar, nas idades obrigatórias, tanto em 2020 como em 2019 foi de 5%. Segundo o presidente da Comissão, vereador Elias Barbosa (PSC), esses índices foram solicitados por ele em abril para que o colegiado possa avaliar os efeitos da pandemia no processo de ensino de crianças e adolescentes.
Os vereadores também questionaram sobre a quantidade de profissionais da educação, incluindo professores, vacinados contra a covid-19. De acordo com a Prefeitura, até a data de elaboração do ofício ao colegiado (11 de maio), 82% das pessoas desse grupo, com idade igual ou superior a 47 anos, receberam a vacina. “O cronograma de vacinação dos demais profissionais com idade abaixo dessa faixa etária, fica sob organização do Governo do Estado”, descreve o documento.
Rede estadual
Os vereadores solicitaram ainda esclarecimentos referentes à evasão escolar nas unidades da rede estadual em Limeira. A Diretoria Regional de Ensino respondeu, em relação às taxas de abandono dos alunos no período de 2020, que “não foram disponibilizadas, considerando-se que o Censo Escolar não foi finalizado”. Acerca do acesso à internet, foi esclarecido que o órgão disponibilizou 3,4 mil chips a estudantes que se enquadraram nos requisitos para receber o benefício.
“As escolas da rede estadual pertencentes ao município de Limeira podem atender os alunos em esquema de revezamento, nas porcentagens previstas no Plano São Paulo e prioriza, neste atendimento, aqueles que demonstram dificuldades de acesso à internet”, informa a Diretoria de Ensino. Foi complementado que, quando constatada a dificuldade do aluno, o órgão já busca a solução para o enfrentamento do problema.
Além do presidente, compõem a Comissão as vereadoras Constância Félix (PDT), vice-presidente, e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária. O colegiado é responsável por apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município.