Everton Ferreira protocolou projeto de lei com esse tema nesta terça-feira (1º/6)
O acesso às noções básicas sobre educação financeira poderá se tornar um direito dos estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal. É o que prevê o Projeto de Lei Nº 90/2021, de iniciativa do vereador Everton Ferreira (PSD), protocolado nesta terça-feira, 1º de junho. A proposição tem o objetivo de preparar crianças e adolescentes para o futuro com a consciência sobre a importância do planejamento financeiro pessoal e familiar.
De acordo com o texto, o programa deverá incluir conteúdo como capacitar os alunos para compreensão dos conceitos básicos sobre educação financeira e desenvolver habilidades como organização e planejamento, além de estimular o conhecimento sobre a distribuição de valores no tempo. "Estimular o conhecimento financeiro desde a infância ajudará no controle pessoal, no consumo consciente, na valorização do recurso e do tempo e na valorização do trabalho da família", ressaltou Everton.
Segundo o projeto, o programa será anual e caberá à Prefeitura, por meio de decreto, instituir os meios pedagógicos e os modos de aplicação e temporalidade para alcançar esse fim.
O parlamentar apresentou, na justificativa, informações de uma pesquisa de 2019, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as quais mostram que 68% dos brasileiros não têm capacidade para lidar com imprevistos financeiros e que somente 9% dos entrevistados conseguem arcar com as despesas que extrapolam o orçamento familiar. "É de extrema importância trabalhar a educação financeira na escola, assim, pode-se desenvolver habilidades como organização e planejamento, tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional", afirmou.
*Informações do Gabinete Parlamentar