• Inicio
  • Notícias
  • Terezinha da Santa Casa reforça importância da doação de órgãos

Terezinha da Santa Casa reforça importância da doação de órgãos

Parlamentar se reuniu com pais de doador e com esposa do ator Norton Nascimento

Data de publicação: 31/05/2021 14:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Terezinha da Santa Casa reforça importância da doação de órgãos
Terezinha da Santa Casa reforça importância da doação de órgãos

A vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) se reuniu na sexta-feira, 28 de maio, de forma remota, com o casal Alessandra Moraes e Luis Américo Moraes e com a atriz Kelly Nascimento, esposa do ator Norton Nascimento, que morreu em dezembro de 2007, aos 45 anos. O objetivo foi debater sobre a importância da doação de órgãos.

Norton Nascimento se submeteu a um transplante de coração em 19 de dezembro de 2003 para correção de um aneurisma da aorta, mas, quatro anos depois, o paraense foi acometido por uma parada cardíaca. “Perdi meu marido não por causa do transplante, mas por causa da hepatite”, disse Kely, que desde então incentiva a doação de órgãos para salvar outras vidas.

Atualmente, mais de 40 mil pessoas esperam na fila por um transplante no país. Segundo a parlamentar, a situação ficou mais crítica com a pandemia, quando as doações caíram. Ela aponta que o Brasil é visto como o maior sistema público de doação de órgãos do mundo, onde cerca de 95% dos procedimentos acontecem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o casal Alessandra e Luis Américo, a doação conforta o coração e ameniza a dor da família do doador. Eles são pais de Gustavo Assad Moraes, que faleceu em decorrência de um AVC hemorrágico, aos 17 anos, em 2020, e que teve todos os órgãos doados.

“Hoje seus olhos veem as maravilhas desse mundo através de alguém, seus rins filtram o sangue para que outra pessoa possa viver, seus pulmões enchem de ar o peito de quem só respirava através de aparelho de oxigênio e seu coração bate forte no peito em quem nem sentia o próprio batimento, nosso eterno Gu”, ressaltou a mãe.

Para Terezinha, é necessário mais conscientização sobre o tema. A parlamentar abraçou a causa e pretende reforçar a importância da doação no município.  “Doar é um ato generoso com o próximo”, concluiu.

*Informações do Gabinete Parlamentar