Com apoio do Legislativo, Executivo inicia estudos para gerar respostas em formato eletrônico
Uma reunião realizada na terça-feira, 25 de maio, entre representantes da Câmara Municipal de Limeira, da Prefeitura e da empresa Sino Informática, responsável por manter a plataforma de processo legislativo do Casa, iniciou as tratativas para tornar digital as respostas do Executivo para o Legislativo.
O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito e contou com a participação do presidente do Legislativo, Lemão da Jeová Rafá, do secretário Legislativo, Denis Matias dos Santos, e da diretora do Departamento de Expediente e Protocolo, Thais Moraes. Da parte da Prefeitura, estiveram presentes o chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, o secretário de Gestão Estratégica, André Basso, Siber Eduardo Cintra e o coordenador de desenvolvimento e suporte da empresa Sino, Daniel Santos Batista.
"A partir do mês que vem [junho] vai se iniciar um ambiente de testes e, dando certo, a Prefeitura vai implementar uma resposta eletrônica para a Câmara", explicou o secretário Legislativo. As respostas se referem às indicações dos vereadores. Segundo a Prefeitura, a fase de testes será feita durante algumas semanas e o novo formato poderá entrar em vigor em um mês.
A Câmara Municipal de Limeira já realiza desde 2018, por meio da Resolução nº 724/2018, a tramitação 100% digital dos processos legislativos e administrativos, gerando agilidade, economia e eficiência. Desde então, todos os documentos são criados e tramitados em meio eletrônico, evitando consumo de papel, de impressão, de cópias e de aquisições de capas impressas em gráficas especializadas. Também já faz esse envio de proposituras de forma eletrônica ao Executivo.
Além disso, todo o protocolo de documentos é feito exclusivamente com arquivos digitais, em formato PDF, e assinados digitalmente, o que garante a segurança jurídica do documento. “Esse procedimento vai resultar em modernidade e velocidade no trabalho do parlamentar. Dessa forma, os sistemas da Câmara e da Prefeitura vão se aproximar em termos de tecnologia", afirmou o presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC).
Foto: Adilson Silveira/Prefeitura (Secretaria de Comunicação Social)