Vereador aponta aumento no número de notificações em Limeira
Diante da incidência elevada de casos de covid-19 em Limeira, o vereador Everton Ferreira (PSD) não descarta o risco de uma terceira onda e o agravamento da crise sanitária. O parlamentar é presidente da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo na Câmara e tem monitorado diariamente as notificações da doença.
“Os números não mentem e é isso que torna o cenário bem preocupante. Em março, a média de casos positivos em Limeira era de 158 por dia. No mês de abril, esse número caiu para 122 por dia. Agora em maio, os números voltaram a subir para 151 por dia”, descreveu o vereador Everton.
O parlamentar segue um cronograma de visitas às unidades de referência de combate ao coronavírus, onde monitora também a média de atendimentos. Ele descreveu que, no ambulatório ARC (tenda), a média diária de pacientes atendidos chegou a 244, em abril. “Nesse mês de maio, essa média subiu para 318 atendimentos médicos por dia; isso somente na tenda. Trata-se de um aumento de 30,3% em sintomáticos que buscaram atendimentos no ARC”, calculou.
Everton Ferreira alertou ainda que nesta manhã de segunda-feira, 17 de maio, somente entre 8h e 9h20 da manhã, 173 pessoas sintomáticas estavam sendo atendidas no ARC, aguardando atendimento. “Essa tenda tem sido fundamental para que casos leves da covid-19 não se agravem, visto que depois que quando a doença inflama o organismo como um incêndio fica mais difícil”, relatou o vereador. Ele rechaçou as aglomerações ocorridas na cidade e alertou sobre a importância de todos contribuírem com os cuidados sanitários.
*Informações do Gabinete Parlamentar