• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Saúde recebe dados da vacinação: mais de cem mil doses recebidas

Comissão de Saúde recebe dados da vacinação: mais de cem mil doses recebidas

Everton Ferreira falou sobre a espera de Limeira por novos lotes de CoronaVac 

Data de publicação: 13/05/2021 11:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Saúde recebe dados da vacinação: mais de cem mil doses recebidas
Comissão de Saúde recebe dados da vacinação: mais de cem mil doses recebidas

Limeira vacinou 86.357 pessoas contra a covid-19, até o dia 12 de maio. Desse total, 56.458 receberam a primeira dose (D1) e 29.899 completaram o ciclo de vacinação, tomando a segunda dose (D2). Esses dados da Prefeitura foram abordados na reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, nesta quinta-feira, 13 de maio. O total de doses disponíveis no município chegou a 101.905 esta semana.

A atualização sobre o controle de estoque de CoronaVac e AstraZeneca e a quantidade de habitantes vacinados foi disponibilizada por meio do presidente do colegiado, Everton Ferreira (PSD), que semanalmente tem dado ciência aos demais membros sobre o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde. Também integram a Comissão os vereadores Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.

Entre os cinco grupos prioritários com maior número de vacinados com a D1 estão idosos (46.592), profissionais de saúde (5.383), profissionais de educação (2.037), forças de segurança (1.542) e idosos abrigados (326). Nesse cenário, em maior quantidade de doses D2 aplicadas estão: idosos (24.488), profissionais de saúde (4.765), idosos acamados (360), idosos abrigados (202), e profissionais da educação (59).

Espera

O presidente da Comissão explicou que há uma espera, por parte da Secretaria de Saúde, pelo recebimento de novos lotes da CoronaVac. Essas doses devem ser destinadas àqueles que já se vacinaram com a D1 e estão no prazo para receber a D2.

O vereador Everton citou que em alguns postos essas doses acabaram e a demanda só é atendida conforme chegam os lotes. “O atraso nas importações de insumos da China para fabricação da CoronaVac afetou a distribuição do Instituto Butantan em todo o estado. Há estoque no nosso município, mas os lotes têm chegado em menor quantidade”, justificou o parlamentar.

Limeira chegou a receber lotes de CoronaVac com 9.210 doses, em 24 de maio, o maior volume já recebido. Em outros lotes distribuídos antes do entrave com os insumos, a quantidade nunca foi menor que 1.420. Por causa da dificuldade do Instituto Butantan em conseguir insumos para produção, segundo Everton Ferreira, o último lote recebido pela cidade, em 10 de maio, foi de 470 doses.

Novos grupos      

Desde o dia 7 deste mês, a Secretaria de Saúde começou a vacinar os novos grupos com a D1: Síndrome de Down (66), transplantados (52) ou habitantes em terapia renal substitutiva (44). Os dados obtidos pela Comissão também detalham as gestantes (zero) e puérperas (um), e pessoas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos (nove).   

A planilha na íntegra, com todos os grupos citados no levantamento, está disponível na ata da reunião.