• Inicio
  • Notícias
  • Presidente da Câmara recebe livro de escritor limeirense sobre imigração alemã

Presidente da Câmara recebe livro de escritor limeirense sobre imigração alemã

Obra, Um Conto de Fada da Imigração Alemã, é de autoria de José Eduardo Heflinger Júnior

Data de publicação: 07/05/2021 11:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Presidente da Câmara recebe livro de escritor limeirense sobre imigração alemã
Presidente da Câmara recebe livro de escritor limeirense sobre imigração alemã

O presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), recebeu, nesta sexta-feira, 7 de maio, o livro do escritor e historiador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior sobre a imigração alemã na cidade. A obra, intitulada "Um Conto de Fada da Imigração Alemã", foi enviada ao presidente do Legislativo por meio da jornalista Nani Camargo, sem encontro presencial, de forma a manter a segurança sanitária.

O presidente agradeceu pela obra e apresentou entusiasmo por ser um apreciador da memória de Limeira e dos livros de Heflinger. “Agradeço à Nani Camargo que tem feito esse contato e ao nosso autor, uma pessoa com bastante trabalho para resgatar essa história de imigração. Fico muito feliz em poder receber”, disse.

Lemão também destacou o papel do escritor como promotor da cultura limeirense. “Esse livro é uma história da nossa cidade, que é formada por imigrantes. José Eduardo Heflinger Júnior é uma figura importante que sempre teve esse relevante trabalho de resgatar as nossas origens. Eu, como também tenho origem alemã, sou da família Greve, fico bastante feliz em poder, mais uma vez, receber uma obra desse autor.”

Imigração em Limeira

O livro conta a história de Catharina Drenkhahn. Expulsa de casa pelos pais por causa de uma gravidez considerada ilegítima, a protagonista imigrou para o Brasil com a filha, que recebeu o mesmo nome da mãe. Em 1853, enquanto trabalhava na empresa “Theodor Willie”, ligada ao ramo do café, instalada em Santos (SP), Catharina contraiu febre amarela e morreu, deixando a filha com dois anos incompletos. A pequena Catharina foi adotada por José Vergueiro, filho do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, dono da célebre Fazenda Ibicaba, então situada em Limeira (SP), atualmente em Cordeirópolis (SP). 

Esse é o mote do 28º e mais recente livro, em edição bilíngue, do autor. A obra está sendo lançada neste mês com incentivo da Lei Rouanet, ação administrada pela Secretaria Especial da Cultura, sob direção do Ministério da Cidadania, e patrocínios da Cirúrgica Fernandes e da Usina Santa Lúcia.

O autor investiga a história da imigração europeia no Brasil há mais de 30 anos; em especial na região de Limeira (SP), considerada berço da imigração pelo sistema de parceria no país.

Ex-cônsul honorário da Alemanha em Ribeirão Preto, Rudolf Schallenmüller é  autor do prefácio do livro e destaca a obra como um “acontecimento de grande importância, tanto para a historiografia brasileira, quanto para a consciência político-social atual”. O livro conta ainda com acervo de fotos, ilustrações e documentos, constituindo também um registro histórico.

A edição cobre mais de 150 anos de História, que envolve a cidade de Limeira e de Cordeirópolis, a escravatura, a imigração alemã e o Sistema de Parceria, além da visão de personagens reais sobre o momento em que viviam.

Por meio da página do livro no Facebook é possível conhecer um pouco mais sobre ele.