Cerimônia virtual contou com a participação do presidente da Câmara
A Prefeitura Municipal de Limeira empossou, na tarde desta quarta-feira, 28 de abril, os 22 novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Limeira (CMDPD), dentre titulares e suplentes, que representarão o poder público e a sociedade civil no biênio 2021-2023.
Participaram da cerimônia virtual o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank, o presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), a presidente do Centro de Promoção Social do Município (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno, a gerente da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenk, a presidente eleita do CMDPD, Maira Regina de Santana, e a presidente do último biênio, Adriana Vasconcelos Casimiro.
Vinculado ao Ceprosom, o CMDPD foi criado em 2006 com finalidade de assessorar o governo municipal para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas com deficiência, O colegiado tem atribuições consultivas, deliberativas, normativas, fiscalizatórias e propositivas.
Na cerimônia, o prefeito observou os avanços ocorridos nos últimos anos, cumprimentou os integrantes que deixam o Conselho e deu as boas-vindas aos novos membros, principalmente à Maira Regina, que aceitou o desafio de presidir o colegiado.
O presidente da Câmara falou da necessidade de superar as dificuldades, colocou o Legislativo à disposição dos novos conselheiros e deu as boas-vindas. “Desejo que todos os conselheiros desempenhem um excelente trabalho acompanhando, fiscalizando, propondo e avaliando a política municipal da pessoa com deficiência”, declarou Sidney Pascotto.
A vice-prefeita Erika Tank destacou a disposição dos conselheiros em lutar pela causa das pessoas com deficiência. E Maria Aucélia relembrou a construção do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, segundo ela, as discussões que culminaram com a criação desse plano iniciaram-se em 2017 e fizeram com que hoje haja uma integração entre entidades e secretarias para o atendimento às pessoas com deficiência, porém observou que o plano precisa ser reavaliado, e pediu que os novos conselheiros "olhem com carinho para a construção coletiva de uma sociedade mais inclusiva".
Por fim, a nova presidente do CMDPD, Maira, que possui longa atuação no terceiro setor, sobretudo na Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda), falou dos desafios que está prestes a enfrentar. "Pretendo fazer meu trabalho da melhor forma possível e ajudar tanto as entidades quanto às pessoas com deficiência. Espero que tenhamos todos um bom biênio", declarou.
Nomeados
1) Poder Público:
Representante do Ceprosom:
Titular: Adriana Vasconcelos Casimiro
Suplente: Natália Benegas Vieira
Representante da Secretaria de Educação:
Titular: Lucia Helena Ribeiro Cardoso
Suplente: Rosângela Jandoso
Representante da Secretaria de Esporte e Lazer:
Titular: Douglas Aparecido Antônio
Suplente: Maurene Francischetti Bulizani
Representante da Secretaria de Gestão Estratégica:
Titular: Reinaldo Antônio de Almeida Rolim
Suplente: Carlos Eduardo de Souza
Representante da Secretaria de Saúde
Titular: Camila de Paula Rodrigues Mendes
Suplente: Mayra Antonieta Vasconcelos Araújo
Representante da Secretaria de Urbanismo
Titular: Juliana Tintori
Suplente: Paula Peruchi Cabral
Representante da Secretaria de Mobilidade Urbana
Titular: Felipe Antônio Dollevedo
Suplente: Nilza Helena Laia Martins
2) Sociedade Civil:
Representante de entidade que atende pessoas com deficiência física:
Titular: Elizandra Vaz
Suplente: Sabrina Gabriela Silva
Representante de entidade que atende pessoas com deficiência intelectual:
Titular: Valdelice Tetzner Trevisol
Suplente: Gláucia Castro Apolinário
Representante de entidade que atende pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista):
Titular: Luciana Gazoto Migotti
Suplente: Daiany Balduíno
Representante de pessoa com deficiência:
Titular: Maira Regina de Santana
Suplente: Murilo Lopes da Costa
*Com informações e foto da Secretaria de Comunicação da Prefeitura e do IPML