• Inicio
  • Notícias
  • Helder do Táxi questiona Prefeitura sobre ações no combate a queimadas

Helder do Táxi questiona Prefeitura sobre ações no combate a queimadas

Parlamentar pede informações sobre fiscalização de crimes ambientais nas áreas rurais

Data de publicação: 20/04/2021 15:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Helder do Táxi questiona Prefeitura sobre ações no combate a queimadas
Helder do Táxi questiona Prefeitura sobre ações no combate a queimadas

Com o objetivo de obter informações sobre desmatamento e queimadas nas áreas rurais de Limeira, o vereador Helder do Táxi (MDB) protocolou o Requerimento nº 203/2021, no qual questiona a Prefeitura sobre as ações realizadas para coibir tais crimes ambientais, bem como de que forma é feita a fiscalização. A demanda partiu de denúncias de moradores da região que reclamam de queimadas constantes e degradação ambiental.

No documento, o parlamentar pede explicações sobre ações preventivas, como é feita a fiscalização e se há servidores voltados para essa atividade. Questiona também quantas apreensões por crimes ambientais foram realizadas em Limeira nos últimos quatro anos e quantas multas foram geradas.

Helder pediu informações sobre quantos focos de incêndio acontecem na área rural mensalmente, quais os bairros mais atingidos e que ações são realizadas para prevenção. Quanto ao Corpo de Bombeiros, o parlamentar questionou sobre a quantidade de viaturas destinadas ao combate a incêndios em matas e áreas verdes.

O vereador questionou, ainda, sobre as medidas impostas aos munícipes que degradam áreas verdes e o que o Executivo tem feito para restaurar as áreas desmatadas ou queimadas da cidade. Ele também apontou que moradores que tentam fazer denuncias sobre queimadas, poda de árvores ou parcelamento ilegal do solo por meio dos canais 156 e 153, não estão sendo atendidos e que não há fiscalização, e pediu informações sobre a quantidade de denuncias recebidas pelos canais, a quantidade de chamados atendidos e, se realmente não são atendidos na integralidade, o motivo do não atendimento.

Segundo Helder, as queimadas contribuem para o aumento do efeito estufa, diminuem a oferta de água no planeta, comprometem o solo, destroem a fauna e a flora, desequilibram o clima e trazem sérios problemas para a saúde humana.

*Informações do Gabinete Parlamentar