• Inicio
  • Notícias
  • Waguinho questiona Prefeitura sobre contratos emergenciais do transporte

Waguinho questiona Prefeitura sobre contratos emergenciais do transporte

Parlamentar quer saber por que multas por infração são diferentes do Plano de Mobilidade Urbana

Data de publicação: 19/04/2021 17:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Waguinho questiona Prefeitura sobre contratos emergenciais do transporte
Waguinho questiona Prefeitura sobre contratos emergenciais do transporte

O vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) protocolou nesta segunda-feira, 19 de abril, o Requerimento nº 211/2021, no qual solicita à Prefeitura explicações sobre as diferenças na fixação dos valores de multas nos contratos emergenciais do transporte coletivo em comparação com a Lei Complementar (LC) 860/2020, que institui a Lei de Mobilidade Urbana em Limeira.

Segundo o parlamentar, há diferença nos valores de multas em caso de infrações. “Entendemos que a Lei de Mobilidade Urbana foi bastante benevolente ao operador dos serviços ao quantificar o valor das penalidades, mas acreditamos que essa diferença entre a lei e o contrato emergencial ofende os princípios constitucionais da impessoalidade, eficiência e moralidade, norteadores das ações administrativas”, justifica o parlamentar.

No documento, ele aponta que multas de natureza leve correspondem a 45 vezes o valor da tarifa do transporte na LC, no entanto, no contrato emergencial correspondem a cem vezes o valor da tarifa; nas infrações de natureza média, a lei determina multa de 90 vezes e o contrato estipula 400; e, por fim, nas infrações de natureza grave, o valor da tarifa seria multiplicado por 180 vezes, de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana, enquanto no contrato emergencial seria 1.600 vezes.

Para entender o porquê da diferença, o vereador questionou a Prefeitura qual critério foi utilizado para a fixação dos valores das multas nos contratos emergências e por que não foram usados os mesmos critérios da Lei de Mobilidade Urbana.

*Informações do Gabinete Parlamentar