Prefeitura de Limeira, Coren e Associação Paulista de Medicina também são apoiadores
Com apoio da Câmara Municipal de Limeira e de outras entidades, a União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) lançou, na manhã desta sexta-feira, 9 de abril, a segunda fase da campanha “Vacinas Salvam Vidas”. O presidente do Legislativo, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC) participou do evento online transmitido pelas redes sociais do sindicato e parabenizou a todos os envolvidos.
O evento foi presidido por Artur Bueno Júnior, presidente da USTL e idealizador da campanha, e conduzido pelo jornalista Luiz Biajoni. Também estavam presentes virtualmente o prefeito Mario Botion (PSD), a vice-prefeita Erika Tank (PL), a enfermeira coordenadora do programa Saúde Sobre Rodas, Giovana D’Andrea Dinardi Bio, o deputado estadual Murilo Félix (Podemos), a conselheira titular do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren), Vanessa Morrone Maldonado, o diretor da Associação Paulista de Medicina - sessão Limeira (APM), Luis Carlos Amaral Vieira, e o médico da Medical, João Carlos de Rodrigues Almeida.
A Campanha
A campanha “Vacinas Salvam Vidas” foi idealizada pela USTL. O lançamento aconteceu no início de 2021 e teve como objetivo o combate às notícias falsas (fake news) sobre as vacinas, indo contra o movimento antivacinal, que vinha ganhando corpo no país. Também foi foco motivar o limeirense para que se imunize e confie nas vacinas, principalmente contra a covid-19. Já na segunda fase, o enfoque é motivar as pessoas para que continuem com as medidas protetivas enquanto a população é vacinada, e também para que tomem a segunda dose. Além da Câmara, são apoiadores a Prefeitura de Limeira, o Coren e a APM-Limeira.
Depoimentos
O deputado Murilo Félix informou que fez duas enquetes nas redes sociais sobre as vacinas, antes e depois da campanha. Segundo ele, na primeira, a maioria da população não acreditava nas vacinas como solução para a pandemia, porém, na segunda enquete as opiniões mudaram. “Existe um consenso hoje na cidade de que a única solução é a vacina. O pensamento das pessoas está mudando, hoje nós temos um resultado muito gratificante, em torno de 10% da população já tomou a vacina”. O deputado apontou que o momento pelo qual o país passa é difícil, mas que o trabalho de diversas entidades traz esperança, e ressaltou as atividades realizadas pelos vereadores e pelos governos municipal, estadual e federal no combate à pandemia. “Existe uma união de forças para vencer esse vírus e eu entendo que essa união vai ser fundamental para que Limeira saia na frente em relação ao resto do país”, finalizou.
O prefeito Mario Botion falou da importância da campanha para motivar a população a tomar a segunda dose. “Muitas pessoas tomaram a primeira dose e já se sentiram aliviadas, mas precisa tomar a segunda dose, temos um contingente bastante significativo de pessoas que ainda não tomaram no prazo já estabelecido. Fica um apelo aos cuidadores, aos filhos, aos netos e às próprias pessoas que tomaram a vacina: que eles lembrem os seus entes que precisam tomar a segunda dose”. Ele também aproveitou para avisar que no sábado, 10 de abril, das 8h às 13h, haverá um mutirão em frente ao Limeirão específico para aplicação da segunda dose.
O presidente do Legislativo, Sidney Pascotto, parabenizou a USTL pelo trabalho sério que vêm realizando na conscientização da população sobre a vacinação e os cuidados preventivos e afirmou que a Câmara e todos os vereadores estão empenhados na campanha. Na sequência,ele parabenizou médicos e profissionais da saúde da linha de frente pelo trabalho e ofereceu condolências às famílias que perderam entes queridos para a doença.
Por fim, Lemão pediu calma aos comerciantes e à população que está ansiosa pela volta ao trabalho. “Sabemos que a sociedade clama pela volta à normalidade, devido a tudo o que está acontecendo, mas neste momento temos que ter o entendimento de todos, de que nada vale se a vida for perdida”, e encerrou o discurso com uma mensagem de fé. “Que possamos vencer isso, que Deus possa nos abençoar, cuidar da gente. Independente da fé de cada um, nós precisamos crer que a ciência está fazendo melhor”.