• Inicio
  • Notícias
  • Moção para vacinação de pessoas de 30 a 50 anos foi aprovada na Câmara

Moção para vacinação de pessoas de 30 a 50 anos foi aprovada na Câmara

Documento de autoria de Everton Ferreira será encaminhado ao ministro da Saúde

Data de publicação: 06/04/2021 15:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Moção para vacinação de pessoas de 30 a 50 anos foi aprovada na Câmara
Moção para vacinação de pessoas de 30 a 50 anos foi aprovada na Câmara

Foi aprovada na sessão ordinária desta segunda-feira, 5 de abril, a Moção de Apelo 45/2021 ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga, de autoria do vereador Everton Ferreira (PSD), que solicita a vacinação contra a covid-19 na população com idade entre 30 e 50 anos, paralelamente à vacinação de idosos, assim que houver maior escala na produção de vacinas. Segundo o parlamentar, a imunização de jovens adultos poderá ajudar a alcançar a imunidade geral mais rapidamente e também a retomada da economia. 

No documento, Everton menciona estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que apontam um aumento na contaminação por covid-19 no Brasil de 565,08% entre a faixa etária de 30 a 39 anos e de 626% na faixa etária de 40 a 49 anos. Ele também cita que o maior número de contaminações em Limeira está entre os 20 e 59 anos, o que representa 70% de toda a contaminação no município.

Outro fato destacado pelo parlamentar na moção é que as novas cepas do vírus se adaptaram ao sistema de defesa do organismo e estão fragilizando as pessoas dessa faixa etária e que houve aumento de mortes de pessoas entre 30 e 59 anos nos últimos quatro meses. 

Everton também alertou, por meio da moção, que 47% da população ativa no mercado de trabalho está entre os 30 e 50 anos e que o imposto contribuído pela população brasileira é o que sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS). “Sem essa autonomia econômica podemos comprometer o bom funcionamento do SUS e outras áreas governamentais de grande relevância para nosso povo”, justificou.

Durante a votação da moção na sessão ordinária, o parlamentar reforçou que o pedido não é para suspender a vacinação de idosos para a vacinação de jovens adultos, mas sim para que ocorra paralelamente quando a produção e a oferta de vacinas aumentarem.

*Informações do Gabinete Parlamentar