Documento em defesa da ampliação de leitos na região será enviado ao Governo do Estado
Em reunião extraordinária com vereadores de outras cinco cidades, nesta terça-feira, 6 de abril, a Comissão de Saúde da Câmara de Limeira deliberou pela elaboração de moção de apelo entre os 26 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-10), da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é alertar o Governo do Estado sobre a necessidade de ampliação de leitos do Hospital Regional em Piracicaba, que atende os pacientes da região.
Além dos membros da Comissão de Saúde, Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário; a Câmara de Limeira foi representada pelo presidente da Casa, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC) e pela a vereadora Terezinha da Santa Casa (PL). Também participaram da reunião vereadores de Ipeúna, Charqueada, Iracemápolis, Engenheiro Coelho e Águas de São Pedro, conforme presenças registradas em ata.
Durante o debate, os parlamentares firmaram o compromisso de articular a elaboração e aprovação da moção nas 26 câmaras municipais da Regional de Piracicaba. Entre os termos alinhados pelos participantes e que devem constar no documento estão o apelo para a ampliação de leitos e a aquisição de insumos para atendimento dos pacientes de covid-19, além de vacinas.
O presidente da Comissão de Saúde, Everton Ferreira, explicou que as orientações sobre a elaboração do texto da moção serão enviadas a todos os municípios atendidos pelo DRS-10, com o pedido de aprovação urgente. “A moção aprovada em cada cidade será enviada à Câmara de Limeira, para que possamos encaminhá-la em bloco – com todas as demais moções de apelo - ao Governo do Estado”, orientou o parlamentar.
O encontro realizado por videoconferência faz parte do cronograma de ações do colegiado para contribuir com o combate ao covid-19.
Ampliação de leitos
A necessidade de abertura de novos leitos foi debatida em 30 de março, pela Comissão de Saúde e a diretora do DRS-10, a enfermeira Regiane Portes Mendes. Na ocasião, a representante do Departamento informou que o Hospital Regional, em Piracicaba, contava com 50 leitos e agora tem 40 unidades. “O que impede a gente de ampliar, no Estado e no Brasil, é a falta de recursos humanos e de medicação, que nesse momento a gente não tem”, resumiu.
A diretora do DRS explicou ainda que o foco não é somente a ampliação dos leitos da unidade, mas a atuação em outras frentes como o fortalecimento do atendimento da covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBS), ou seja, dar prioridade à atenção básica. Em contrapartida, os vereadores defendem que os leitos do Hospital Regional sejam ampliados, uma vez que a demanda pelo atendimento hospitalar é alta, nesse momento da pandemia.