• Inicio
  • Notícias
  • Trânsito do Viaduto da Barroca Funda é aberto oficialmente com presença de autoridades

Trânsito do Viaduto da Barroca Funda é aberto oficialmente com presença de autoridades

Presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, participou de ato

Data de publicação: 01/04/2021 09:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Trânsito do Viaduto da Barroca Funda é aberto oficialmente com presença de autoridades
Trânsito do Viaduto da Barroca Funda é aberto oficialmente com presença de autoridades

Na noite desta quarta-feira, 31 de março, autoridades do município de Limeira abriram para o trânsito as duas vias do novo Viaduto da Barroca Funda, que liga a Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva com a região Sul da cidade cumprindo, assim, o cronograma de execução da obra apresentado à Câmara Municipal. Participaram da cerimônia o prefeito Mario Botion (PSD), o presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto (PSC), o deputado federal Miguel Lombardi (PL) e a vice-prefeita Erika Tank (PL), além de outros 14 vereadores e secretários municipais. “Esta é a maior obra viária completa e tecnicamente bem construída de Limeira e região”, resumiu o prefeito

O novo viaduto fica no cruzamento da Via Antônio Cruanes Filho (Anel Viário) e da Av. Dr. Lauro Correa da Silva e faz a ligação entre a região central e a região sul do município. Considerada uma das maiores obras viárias da história do município, o investimento foi orçado em cerca de R$ 38,9 milhões. “A importância deste viaduto é enorme, já que era muito necessário para essa área de bastante movimento. A cidade cresce mais para esse lado, no chamado antigo campo da aviação”, afirmou o presidente da Câmara. “A população tem muito a ganhar e vai ser de extrema importância para a cidade de Limeira e para o nosso povo.”

Já o líder do governo na Câmara, vereador Ju Negão (PV), destacou a relevância do equipamento para a história do município. “Essa obra, sem dúvida alguma, é uma das maiores obras realizadas nos últimos 50 anos na cidade. O crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade passa por aqui. Os moradores dessa região e de todo o entorno serão beneficiados”, disse. “É um viaduto digno da cidade de Limeira, conforme a cidade merece.”

Recursos

Os recursos da obra têm origem em financiamento aprovado pela Câmara, em fevereiro de 2019, por meio do Finisa - carteira de financiamento da Caixa Econômica Federal. “Foi um viaduto construído em tempo recorde, pois a lei foi aprovada no mês de fevereiro de 2019 e agora estamos no final de março de 2021 e o viaduto está pronto e sendo entregue. Quando a coisa é feita de forma séria, funciona”, avaliou Pascotto. 

O líder do governo, por sua vez, ressaltou o trabalho da Câmara para tornar esse empreendimento possível. “A Câmara Municipal teve grande participação nisso, fazendo a aprovação do projeto de empréstimo, e hoje o sonho se realiza, um sonho esperado há mais de 80 anos pelos moradores do entorno”, sustentou.

Estiveram presentes, além do presidente e do líder do governo, os vereadores Airton do Vitório Lucato (PL), Betinho Neves (PV), Ceará (Republicanos), Elias Barbosa (PSC), Everton Ferreira (PSD), Helder do Táxi (MDB), João Antunes Bano (Podemos), Jorge de Freitas (PSD), Lu Bogo (PL), Mariana Calsa (PL), Nilton Santos (Republicanos), Tatiane Lopes (Podemos), Terezinha da Santa Casa (PL) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Também participaram os ex-vereadores Estevão Nogueira, José Roberto Bernardo e Wagner Barbosa.

Parque linear

Afora o investimento inicial, a obra recebeu aditivos, que levaram ao orçamento de R$ 42 milhões, para a construção de parques nos arredores do local (parque linear) e para a construção de obras de drenagem, a fim de se evitar inundação na rotatória. A execução coube à empresa que venceu a licitação, supervisionada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

O viaduto conta ainda com uma iluminação especial. São 188 luminárias de LED para iluminar as duas vias e as faixas de pedestre e de ciclistas, mais todo o percurso da rotatória. “Com essa tecnologia moderna, temos muito mais luminosidade com metade do consumo normal das luminárias atuais. Economia é um ponto chave”, garantiu o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

Em relação ao paisagismo do novo empreendimento, segundo a Prefeitura, estão previstas a plantação de 234 mudas no local: 90 ipês (amarelo, branco e roxo), 40 embaúbas, 39 falsos-barbatimões, 36 jequitibás e 29 aroeiras. O espaço também ganhará 24 mudas de azaleia.

Denominação

O nome oficial do viaduto será escolhido por meio de concurso por sugestão livre dos moradores da cidade, conforme os termos do Projeto de Lei Nº 50/2021, de autoria do Executivo.