• Inicio
  • Notícias
  • Sidney Pascotto propõe que Ouvidoria da Prefeitura apure fake news sobre pandemia

Sidney Pascotto propõe que Ouvidoria da Prefeitura apure fake news sobre pandemia

Vereador defende o combate à desinformação gerada pelas notícias falsas

Data de publicação: 31/03/2021 12:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Sidney Pascotto propõe que Ouvidoria da Prefeitura apure fake news sobre pandemia
Sidney Pascotto propõe que Ouvidoria da Prefeitura apure fake news sobre pandemia

Por meio do Projeto de Lei nº 55/2021, o vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafa (PSC), quer que a Ouvidoria Geral do Município – 156 receba e apure a divulgação de notícias falsas (fake news) sobre a pandemia, epidemias e endemias. A proposta foi protocolada nesta terça-feira, 30 de março, e será apreciada pelas comissões da Casa antes de se tornar apta para votação em sessão ordinária.    

O texto legislativo define que tanto cidadãos como pessoas jurídicas podem encaminhar as denúncias à Ouvidoria do Município. O objetivo é que o conteúdo denunciado se torne objeto de apuração por parte da Prefeitura, que deve identificar os elementos de falsidade da informação. A proposta também estabelece que a Prefeitura seja a responsável por prestar esclarecimentos, por meio dos próprios canais oficiais de comunicação, sobre o conteúdo das notícias falsas denunciadas.

Em relação às fake news, o vereador justificou que as notícias falsas são “jogadas nas redes sociais de forma irresponsável, o que pode causar pânico e medo em massa na população” e acrescentou que a população terá a possibilidade de denunciar as informações que são disseminadas de “forma exagerada ou que cause desconfiança” sobre os assuntos de saúde pública.

Caso aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, cabe ainda ao Executivo a regulamentação da lei no prazo de 45 dias.

*Informações do Gabinete Parlamentar