Vereador elaborou moção de apelo para Ministério de Saúde
Em defesa da vacinação contra a covid-19 na população com idade entre 30 a 50 anos, o vereador Everton Ferreira (PSD) elaborou a Moção de Apelo nº 45/2021, destinada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O documento foi protocolado nesta terça-feira, 30 de março, e sugere que a vacinação desse público-alvo ocorra paralelamente às ações de imunização dos idosos.
O vereador considerou, no documento, dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que apontam aumento entre a faixa etária mais jovem dos casos da covid-19 no Brasil. “Segundo os pesquisadores, o aumento foi, respectivamente, 565,08% (30 a 39 anos), 626% (40 a 49 anos)”, apontou Everton, informando ainda que aproximadamente 30% da população no Brasil são da faixa etária de 30 a 50 anos, e em Limeira essa faixa etária representa 29%.
“A imunização de jovens adultos, com idade na faixa etária de 30 a 50 anos, pode ajudar a alcançar a imunidade mais rapidamente, e retomar a economia do país”, descreveu o autor da moção. O vereador também alertou, com base em estudo da Universidade da Imperial College de Londres nos EUA, que a população com 20 a 49 anos é responsável por 76% da transmissibilidade do vírus Sars-Cov-2, sendo a faixa etária de 35 a 49 anos a faixa mais prevalente nessa transmissão.
Outro ponto abordado pelo parlamentar se refere à economia. “A população ativa no mercado de trabalho, que representa aproximadamente 47%, é a faixa etária de 30 a 50 anos”, citou Everton Ferreira. “Requeremos que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, considere a possibilidade de iniciar a vacinação contra a covid-19 na população com idade entre 30 a 50 anos, assim que houver maior escala na produção das vacinas, visto que a logística de vacinação dos SUS municipais já dispõe de expertise em vacinação em massa, e a economia brasileira precisa retomar, como se retoma os rios após suas enchentes”, escreveu na moção.
O documento precisa ser lido e aprovado em sessão ordinária da Câmara.
*Informações do Gabinete Parlamentar