Dr. Júlio solicita cessão de armas de fogo à GCM

Vereador busca com governo aplicação de legislação para envio de armamentos

Data de publicação: 19/03/2021 08:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dr. Júlio solicita cessão de armas de fogo à GCM
Dr. Júlio solicita cessão de armas de fogo à GCM

O vereador Júlio César Pereira dos Santos, o Dr. Júlio (DEM), encaminhou pedido ao governo do Estado de São Paulo e aos deputados estaduais do seu partido para que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira receba armas da Polícia Militar e da Polícia Civil.

A cessão do armamento é possível por conta da Lei nº 17.345/2021, publicada no dia 12 de março, a qual prevê que as armas de fogo usadas em serviço pelas forças policiais paulistas podem ser cedidas, em caso de troca, aos servidores das Guardas Civis do Estado, cumpridos os requisitos da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

Em Limeira, dados do portal da transparência da Prefeitura apontam para um quadro de 275 guardas-civis municipais. Segundo o Dr. Júlio, em documento enviado ao governador João Doria, ao vice-governador Rodrigo Garcia e aos sete deputados estaduais do DEM, o parlamentar explicou que os GCMs precisam de melhores armamentos para atuação nas ruas.

"Assim como boa parte das Guardas Civis, os servidores atuam com revólveres calibre .38 e pistolas calibre .380. No entanto, armas mais modernas e de maior calibre, como as pistolas semiautomáticas .40 usadas pela PM e pela Polícia Civil, aumentam a proteção e proporcionam mais segurança no dia a dia do guarda-civil", declarou Dr. Júlio.

O parlamentar lembrou ainda que existe uma demanda antiga das Guardas Civis de São Paulo pelo uso dos armamentos substituídos tanto na Polícia Militar como na Polícia Civil, já que até então era comum haver a doação para as forças policiais de outros Estados.

Recentemente, o governo estadual comprou 4.470 pistolas semiautomáticas calibre .40 da marca Glock, que começaram a substituir as armas da Taurus, para a Polícia Civil. Também realizou, no ano passado, um investimento de 40 mil pistolas Glock para a modernização dos equipamentos da Polícia Militar.

"Com os recentes investimentos, tanto na Polícia Civil, como na Polícia Militar, havendo a substituição de número considerável de armas de fogo e de outras tantas renovações em andamento, é importante que os antigos equipamentos e em condições de uso sejam cedidos aos guardas-civis de Limeira", afirmou Dr. Júlio.

 *Informações do Gabinete Parlamentar