Participantes discutiram itens do Termo de Compromisso por Limeira
Com o objetivo de dar andamento ao cumprimento do Termo de Compromisso por Limeira, os vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara se reuniram, na tarde desta quinta-feira, 18 de março, com representantes do Observatório Social do Brasil (OSB) Limeira.
Participaram do encontro o presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), a vice-presidente Lu Bogo (PL), Everton Ferreira e Betinho Neves, primeiro e segundo secretários, respectivamente, bem como os representantes do OSB Luciano José Faber, Raul Soares Groppo, Marcos Paulino e Bruno Sampaio Barros.
Na reunião, foram discutidos temas como licitações, compras públicas, proposições legislativas, além da atuação dos vereadores em sessões e comissões, na atividade de legislar e fiscalizar o Executivo.
“Nossas portas estarão sempre abertas para o Observatório, nós somos e temos o compromisso com a transparência”, afirmou Lemão. “Tudo que for feito que possa contribuir com a transparência nessa cidade, pode ter certeza que essa Câmara apoia”, concluiu Lu Bogo.
Os participantes acordaram em fazer reuniões bimestrais para discutir os itens do termo de compromisso.
Termo de compromisso
O Termo de Compromisso com a Sociedade de Limeira do Observatório Social foi apresentado, durante as eleições de 2020, aos candidatos a vereador, e conta com três principais eixos, quais sejam: garantir e exigir a melhoria contínua da transparência municipal (Prefeitura e Câmara); fiscalizar os atos da Prefeitura e dar publicidade às medidas adotadas e resultados; e servir ao bem geral da população e reduzir o custo do Legislativo por cidadão limeirense. Segundo os organizadores do termo, Limeira foi a cidade que mais teve assinaturas no país, com mais de 300 candidatos subscrevendo o documento. Além disso, informaram que a maioria dos vereadores eleitos assinaram o compromisso.
O Observatório Social é uma instituição voltada ao controle social, não partidária, criada para monitorar, fiscalizar e investigar a gestão pública do município. “Estamos agindo para transformar Limeira em uma cidade melhor a cada dia”, resumiu Faber.