• Inicio
  • Notícias
  • Everton Ferreira pede ao Ministério da Saúde envio de vacina para gripe

Everton Ferreira pede ao Ministério da Saúde envio de vacina para gripe

Objetivo do vereador é evitar lotação de hospitais e unidades de saúde no município

Data de publicação: 18/03/2021 10:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Everton Ferreira pede ao Ministério da Saúde envio de vacina para gripe
Everton Ferreira pede ao Ministério da Saúde envio de vacina para gripe

O vereador Everton Ferreira (PSD) protocolou nesta quinta-feira, 18 de março, a Moção de Apelo Nº 34/2021, por meio da qual o parlamentar pede ao ministro da Saúde a antecipação de entrega das vacinas contra a gripe, já que o início da campanha de vacinação, bem como a aquisição e distribuição, é de responsabilidade da União. 

O objetivo do pedido é evitar a lotação das unidades de saúde e de hospitais, por causa dos sintomas da síndrome gripal aguda grave durante o inverno, concorrendo assim pela busca por atendimento médico da população no tratamento dos sintomáticos da covid-19 e de outras enfermidades. O vereador observou também que o tempo médio de internação de UTI em 2021 aumentou aproximadamente 20% em relação ao ano passado, o que movimenta ainda mais as unidades de saúde.

Ano passado, segundo informou o vereador, foram vacinados cerca de 39 mil idosos contra a gripe H1N1 e Influenza A e B na cidade de Limeira, que conta com uma população de por volta de 308 mil habitantes. "É imprescindível que o SUS local tenha capacidade de absorção das necessidades de saúde pública da população limeirense, evitando assim a alta procura por atendimentos médicos oriundos dos vírus da gripe", justificou.

Além disso, segundo o parlamentar, a vacinação municipal do SUS "é excelente e conta com vasta experiência no âmbito da vacinação de nosso povo, pois há recursos humanos e insumos necessários disponíveis". "É importante essa entrega das vacinas acontecer na primeira semana de abril, e o Ministério da Saúde está atrasado para a campanha de 2021 em relação a de 2020", afirmou Everton Ferreira.

A moção será discutida e votada em sessão ordinária, no período do Expediente e, após aprovação, será enviada ao Ministério da Saúde.

*Informações do Gabinete Parlamentar