• Inicio
  • Notícias
  • Após pedido de integração regional, Estado anuncia criação de Região Metropolitana

Após pedido de integração regional, Estado anuncia criação de Região Metropolitana

Pauta foi retomada por iniciativa da vereadora Tatiane Lopes

Data de publicação: 18/03/2021 10:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Após pedido de integração regional, Estado anuncia criação de Região Metropolitana
Após pedido de integração regional, Estado anuncia criação de Região Metropolitana

Após visita da vereadora Tatiane Lopes (Podemos) ao presidente da Câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta (Cidadania), para propor a reativação do Parlamento Regional de Piracicaba em janeiro, foi anunciado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo a criação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) nesta segunda-feira, 15 de março.

Tatiane Lopes foi uma das articuladoras para que o debate sobre a integração regional pudesse acontecer, junto com Veruska Ramanauskas, chefe de gabinete da parlamentar – que já foi secretária do Parlamento Regional em anos anteriores. Uma das demandas do órgão sempre foi a concretização da RMP.

Para implantar a região metropolitana, ainda é necessária a realização de audiência pública, consulta aos municípios e criação do conselho de participação. Após esse processo, o Projeto de Lei Complementar 6/2014, de autoria do deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), irá para votação.

Segundo a vereadora, o avanço desse tema é uma conquista importante. "Com a união desses municípios, haverá uma integração regional muito mais sólida e a tendência é de fortalecimento das cidades que fazem parte. Sem dúvida, demos um passo importante nesse sentido". No cotidiano, a RMP traz benefícios para os habitantes dessas cidades, a Guarda Civil Municipal, por exemplo, passa a ser uma guarda metropolitana, com atuação mais ampla, e o preço das passagens dos ônibus metropolitanos pode ficar mais barato devido a essa integração.

A conversa com o presidente da Câmara de Piracicaba se deu porque, além de ter demonstrado interesse na reativação do Parlamento, assim como Tatiane Lopes, ele pertence ao mesmo partido que o deputado estadual Roberto Morais, autor do projeto para a formação da RMP.

Integrarão a Região Metropolitana de Piracicaba 25 cidades: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, além das cidades de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição terem solicitado ingresso recentemente.

*Informações do Gabinete Parlamentar.

Foto: Valéria Rodrigues / Câmara Municipal de Piracicaba