Elias Barbosa protocolou indicação à Prefeitura solicitando estudo
Buscando o amparo de crianças e adolescentes que estudam em escolas de regiões com histórico de vulnerabilidade social, o vereador Elias Barbosa (PSC) protocolou, nesta sexta-feira, 12 de março, a Indicação 804/2021 solicitando à Prefeitura que realize, com urgência, estudo para disponibilizar sinal de internet, de forma gratuita, por meio de wi-fi público, para atender esses alunos.
A necessidade de fornecer o sinal foi constatada pelo parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, em conversas com a comunidade e profissionais da área.
“Estudos da UNICEF, OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] e OMS [Organização Mundial da Saúde] indicam prejuízos de ordem social, psíquica e letiva que nossas crianças e adolescentes terão com estas modificações que ocorreram no ensino no período pandêmico. A condição social dessas crianças não pode acentuar ainda mais esses prejuízos. Por isso é preciso pensar nas crianças”, afirmou o vereador.
Segundo Elias, muitas famílias carentes não podem pagar por acesso à internet, pois as dificuldades financeiras do momento as afetam e a falta de internet em casa compromete a qualidade do ensino desses alunos.
Elias apontou que a Lei 6037/2018, que autoriza o poder público a firmar parcerias com pessoas jurídicas de direito privado para disponibilizar, de forma gratuita, acesso à internet wi-fi em pontos públicos da cidade pode ser o caminho. “Uma lei nestes moldes não é de competência do Legislativo e seria barrada na Casa por vício de iniciativa, por isso optei por esta via, com o objetivo de atender, de forma mais célere, essa demanda”.
*Informações do Gabinete Parlamentar