Botion afirmou que Limeira oferta, na fase vermelha, 55% dos ônibus
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara recebeu o prefeito Mario Botion (PSD), em reunião nesta quinta-feira, 11 de março, por meio de videoconferência, para falar sobre a redução da frota do transporte coletivo municipal.
Diante da gravidade da situação e dos relatos de aglomeração de pessoas nos ônibus, divulgados tanto pela imprensa como pelos munícipes, o presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi (MDB), ligou diretamente para o prefeito que atendeu prontamente o pedido do colegiado para participar da reunião.
Questionado pelo presidente, o prefeito informou que o decreto municipal (Decreto nº 78/2021) dispõe que na fase vermelha é autorizada a redução do atendimento até o limite mínimo de 30% da frota, no entanto, a Prefeitura e a concessionária Sancetur estão disponibilizando um quantitativo maior. "Hoje nós temos 55% dos ônibus na rua, ou seja, de um total de 100 unidades, temos 55 carros atendendo", afirmou.
O prefeito explicou que vai conversar com representantes de empresas e do comércio para promover o escalonamento de abertura e chegada de trabalhadores, de acordo com cada categoria de serviço. Além disso, disse Botion, a Prefeitura tem feito intervenções pontuais em linhas específicas e em horários de pico.
Sobre a possibilidade de aumentar o número de ônibus, o prefeito afirmou que o governador do Estado, João Dória (PSDB), está endurecendo ainda mais as restrições e seria um contrassenso aumentar a frota do transporte coletivo. "Nesse momento, colocar 100% seria pouco provável e inexequível, considerando que as pessoas tem que ficar em casa. Precisamos trabalhar a conscientização", disse.
Nesse sentido, Botion esclareceu que a Prefeitura tem feito campanhas pelas mídias sociais e convencionais e o prefeito tem conversado com líderes religiosos para espalhar essa mensagem de distanciamento social. "A princípio não vamos mudar e vamos continuar fazendo os ajustes pontuais. Estamos colocando e disponibilizando aquilo que é suficiente, necessário e oportuno."
O chefe do Executivo fez um apelo para as pessoas utilizarem os ônibus apenas em caso de necessidade e para locomoção para atividades essenciais, pois as pessoas, segundo ele, estão circulando mais do que deveriam.
Os vereadores destacaram a singularidade do momento em que o município e o país vivem, em função da pandemia do novo coronavírus, e agradeceram a participação pessoal do prefeito na reunião do colegiado.
A comissão vai continuar acompanhando a situação do transporte público e as providências tomadas pela Prefeitura, bem como sugerir mudanças, quando for o caso. “O que for preciso para ajudar o Executivo, para a gente andar de mãos dadas, estamos à disposição", disse Helder. "Nosso objetivo é um só, eliminar o máximo de contaminação e diminuir essa pandemia."
Comissão
Na reunião, o colegiado ainda apreciou duas proposições, conforme a ata.
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é composta pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.