Vereador encaminhou ofício à SSP e fez requerimento cobrando auxílio da Prefeitura
O vereador Júlio César Pereira dos Santos, o Dr. Júlio (DEM), encaminhou esta semana ofício à Secretaria de Segurança Pública solicitando novas viaturas e a reativação da sala técnica do Corpo de Bombeiros de Limeira. Também protocolou requerimento (122/2021) cobrando auxílio da Prefeitura à corporação.
Em visita recente ao Corpo de Bombeiros, Dr. Júlio constatou a necessidade de melhorias. Entre as perdas do município, está a desativação da sala técnica, que auxiliava nos atendimentos aos profissionais e empresas no processo de obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), vistorias e elaboração de laudos.
"O volume de atendimentos é grande e, com a mudança, a estrutura fica agora concentrada em Piracicaba, o que faz inúmeros profissionais de Limeira terem que se deslocar até a cidade vizinha. Temos tido acúmulo de pedidos e a demora para as vistorias. Até mesmo a triagem, anteriormente realizada no município, foi encerrada", afirmou o vereador.
O parlamentar também verificou a necessidade de equipamentos de salvamento, como um novo desencarcerador – usado para socorrer vítimas presas em ferragens – e de três viaturas zero quilômetro, entre elas uma Unidade de Resgate, um caminhão autobomba para salvamento, com capacidade de 4.000 litros, e uma caminhonete 4x4 para combater fogo em matas.
A corporação ainda é responsável pelo atendimento de Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Artur Nogueira.
"O município trabalha com veículos emprestados de outras cidades para que possa operar com o mínimo necessário. Tem ainda apenas um caminhão de água e veículos com 20 anos de fabricação. Já o caminhão autobomba teve perda total durante o combate a um incêndio em área verde no final de julho de 2020", disse Dr. Júlio.
Por conta disso, o vereador solicitou ao secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo Pires de Campos, a reativação da sala técnica e o envio dos três veículos atualmente necessários. Também protocolou requerimento à Prefeitura de Limeira cobrando auxílio ao Corpo de Bombeiros.
Auxílio da Prefeitura
No requerimento, Dr. Júlio questiona como tem sido o suporte do Executivo municipal à corporação, já que existe um convênio entre os órgãos. O documento prevê questões relacionadas à manutenção e compra de viaturas, alimentação e combustível, por exemplo.
"Apuramos que o orçamento do município aos bombeiros caiu de forma assustadora nos últimos 10 anos. Até mesmo a alimentação vem sofrendo cortes de forma gradual. Nas condições atuais, a própria sociedade corre riscos", declarou Dr. Júlio. "É essencial que a Prefeitura de Limeira atue de forma a proporcionar a devida estrutura ao Corpo de Bombeiros."
*Informações Gabinete Parlamentar