Objetivo é a construção de uma rede de preservação da memória limeirense
O Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara foi convidado nesta quarta-feira, 3 de março, pelo Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para compor o grupo de trabalho para construção de uma rede municipal de preservação da memória limeirense. O objetivo do projeto é desenvolver um portal on-line de acesso público e irrestrito aos documentos que registram a história de Limeira.
Foram convidados também a integrar o projeto o Arquivo Geral do Município e o Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho. A chefe do Departamento de Arquivo da Câmara, Giane Boscolo, explicou que futuramente outros detentores de acervos permanentes relacionados à sociedade limeirense devem ser integrados ao portal.
A iniciativa deve abranger ainda a elaboração de políticas públicas de valorização profissional dos acervos documentais do poder público da cidade, dando garantias para o tratamento técnico, preservação, reprodução e disponibilização. Os trabalhos estão previstos para começar ainda esta semana.
Para Giane Boscolo, o convite feito à Câmara simboliza o reconhecimento ao acervo do Legislativo, pela importância do trabalho de preservação da história do município. O acervo histórico da Casa reúne materiais que datam de 1844 a 1979 e é composto principalmente por livros, atas, manuscritos e documentos em suporte de papel que registram a atividade legislativa e progresso da cidade de Limeira, desde a instituição do Poder Legislativo.
“A disponibilização integrada dos documentos das instituições convidadas proporcionará fonte segura de prova e pesquisa, esclarecendo e enriquecendo as informações já conhecidas sobre a trajetória do município e trazendo à luz novos fatos sobre seu desenvolvimento”, descreveu Giane.