Vereadora quer atuação conjunta da Câmara com sociedade civil
A vereadora Isabelly Carvalho (PT) é autora do Projeto de Resolução Nº 6/2021, que institui Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres na Câmara Municipal de Limeira. Um dos objetivos é promover o debate dentro e fora do Legislativo, juntamente com a participação popular, visando à elaboração de propostas para ampliação e garantia dos direitos das mulheres. O projeto tem subscrição das demais vereadoras da Casa e foi protocolado nesta segunda-feira, 1º de março.
No texto legislativo, a proponente ressalta a importância de fortalecer a ação da atividade parlamentar feminina e a agregação da sociedade civil ao debate parlamentar no que diz respeito à defesa dos direitos das mulheres. Isabelly Carvalho também citou como compromisso o fortalecimento das “atividades das parlamentares que compõem a Casa, no sentido de garantir o exercício pleno de direitos políticos e o incentivo da participação social e política das mulheres, sobretudo em espaços de poder como o Legislativo.”
A Frente Parlamentar tem entre as finalidades a identificação de problemas referentes à condição das mulheres, seja em relação a questões socioassistenciais, de saúde, de lazer, de educação e de meio ambiente, de modo a estimular políticas públicas, como foco em uma sociedade mais justa e igualitária. “Essa pauta é de extrema urgência e exige de todas e todos nós ações para efetivar a defesa da luta pelo direitos das mulheres e sua participação nos espaços políticos e decisão, o aprofundamento no estudo do tema e a garantia da participação popular visando o diálogo e também maior embasamento nas proposituras envolvendo tal temática”, explicou a vereadora.
O trabalho conjunto com a população também foi destacado por Isabelly Carvalho. “É imprescindível a criação de mecanismos para que os serviços e equipamentos públicos, as diferentes esferas de poder, e principalmente os movimentos sociais, a sociedade civil organizada, os movimentos de mulheres e todas as mulheres, possam ter vez e voz na Câmara Municipal de Limeira”, defendeu a parlamentar.
*Informações do Gabinete Parlamentar