Em nome do Legislativo, o presidente parabenizou a atuação dos profissionais do hospital
O presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), prestigiou a solenidade de comemoração dos 126 anos da Santa Casa de Limeira, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro. O vereador discursou em nome do Legislativo e destacou a importância da instituição para a cidade, além de parabenizar a atuação dos profissionais de saúde, especialmente, neste momento de pandemia.
Também participaram do evento o deputado federal Miguel Lobardi (PL), o prefeito Mario Botion (PSD), a vice-prefeita Erika Tank (PL) e a vereadora suplente, Terezinha Aparecida dos Santos Guarnieri, Terezinha da Santa Casa (PL). Eleita em 2020, ela assumirá o cargo na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, no lugar do vereador licenciado Farid Zaine (PL). Terezinha foi diretora da unidade hospitalar, onde trabalhou por mais de quatro décadas.
A solenidade foi conduzida pelo provedor da Santa Casa de Limeira José Roberto Piccinin - Didi, que enalteceu a dedicação e o trabalho de toda a diretoria e colaboradores.
História
As atividades da Santa Casa tiveram início na cidade em 1895, quando o coronel Antônio Mariano da Silva Gordinho fundou a Irmandade com o intuito de cuidar das vítimas das epidemias de Bexiga, Varíola e Febre Amarela que assolaram o município e outras cidades do Estado de São Paulo. Desde então, a Irmandade assumiu a missão de gerenciar o hospital sem fins lucrativos.
O prédio em que o complexo está instalado até os dias de hoje, na Vila Cláudia, foi inaugurado em 1974. A unidade atende 80% dos pacientes de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, o capital humano é composto por uma equipe de cerca de 1,7 mil colaboradores, além dos voluntários.