• Inicio
  • Notícias
  • Tatiane Lopes participa de discussão sobre reativação do Parlamento Regional

Tatiane Lopes participa de discussão sobre reativação do Parlamento Regional

Assunto foi abordado em reunião entre vereadora e presidente da Câmara de Piracicaba

Data de publicação: 01/02/2021 16:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Tatiane Lopes participa de discussão sobre reativação do Parlamento Regional
Tatiane Lopes participa de discussão sobre reativação do Parlamento Regional

Na tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) esteve na cidade de Piracicaba, numa reunião com o presidente da Câmara dos Vereadores, Gilmar Rotta (Cidadania), para discutir a possibilidade de reativação do Parlamento Regional, colegiado que atuou entre 2013 e 2016, com o objetivo de unificar ações políticas das 23 cidades que integram a Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP). 

Para a vereadora, além de o Parlamento servir como estratégia de resolução dos problemas, de forma integrada, também é uma forma de estreitar laços políticos com vereadores de outras cidades para fortalecimento da política local e das demandas do interior paulista.

A participação de municípios no Parlamento Regional se dá a partir de ato das Mesas Diretoras, sendo o colegiado composto por um terço dos vereadores de cada Casa Legislativa. “Precisamos pensar os problemas e soluções para as cidades de forma integrada. Essa união fortalece nossa cidade, Limeira, pois os problemas que afetam nossa cidade são muito parecidos com os que afetam a cidade vizinha, então, por que não debatermos problemas e soluções conjuntamente?”, questionou a parlamentar.

Chefe do Gabinete de Tatiane Lopes, a assessora Veruska Ramanauskas atuou como assessora especial do Parlamento Regional entre os anos de 2013 e 2016 e, além de explicar as características de organização do colegiado, também apontou a importância da reativação do mesmo como estratégia para garantir que haja união de forças, visando obter soluções para os problemas que são comuns a todas as cidades. 

“Considero importante a reativação do Parlamento, pois assim podemos debater de forma conjunta os problemas que temos em comum entre as cidades. É uma forma de garantir que as políticas públicas sejam pensadas de forma macro e não apenas in loco. Além disso, a reunião dessas cidades facilita a captação de recursos para os municípios”, explicou Veruska.

O vereador Gilmar Rotta disponibilizou-se a iniciar os contatos com as câmaras das cidades que integram a AUP, a fim de dar os encaminhamentos para o processo de reativação do Parlamento Regional.

*Informações do Gabinete Parlamentar

Foto: Valéria Rodrigues / Câmara Municipal de Piracicaba