• Inicio
  • Notícias
  • Comissão regional une forças para combater alta de preços no Estado

Comissão regional une forças para combater alta de preços no Estado

Trabalhos são coordenados pelo vereador Dr. Júlio, de Limeira; objetivo é revisão do ICMS

Data de publicação: 29/01/2021 08:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Comissão regional une forças para combater alta de preços no Estado
Comissão regional une forças para combater alta de preços no Estado

Uma comissão regional, formada por representantes políticos e entidades de toda a região da Aglomeração Urbana de Piracicaba e coordenada pelo vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos, o Dr. Júlio (DEM), de Limeira, cobra do governo do Estado de São Paulo a revisão do aumento das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que trará impacto nos preços aos consumidores.

Na manhã desta quarta-feira, 27 de janeiro, o Dr. Júlio organizou uma reunião on-line com a presença de 37 representantes políticos de nove municípios e de entidades da região para tratar sobre o assunto. O deputado estadual Murilo Félix (Podemos-SP), que participou do encontro, recebeu nesta quinta-feira documento da comissão direcionado ao governador João Doria, ao vice-governador Rodrigo Garcia e ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, solicitando a redução do ICMS, que deverá ser protocolado nesta sexta-feira.

De acordo com o Dr. Júlio, as alterações no ICMS trazem preocupação especialmente porque haverá um impacto no preço dos produtos aos consumidores do Estado. "Por isso organizamos esse encontro e convidamos sindicatos, associações e todos os prefeitos e vereadores das 23 cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Piracicaba", afirmou.

O grupo cobra a revisão da Lei Estadual nº 17.293/2020 e seus regulamentos, que, conforme o vereador, criaram um impacto de até 14% no preço final de produtos essenciais como carne, leite, combustíveis, energia e insumos médico-hospitalares. "Isso afeta diretamente a vida da população. Nosso compromisso é com as pessoas, por isso é importante que os municípios se organizem e cobrem o governo do Estado para revisar as alterações do ICMS".

Desemprego

Segundo o Dr. Júlio, o principal temor é com o desemprego. A mesma preocupação é compartilhada pelo presidente da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Artur Bueno Júnior, que classificou a mudança no ICMS como "inoportuna" pelo momento vivido pelo país. "Temos que provocar o governo estadual para um debate conjunto com os setores empresariais e os trabalhadores", disse.

Durante a reunião, o deputado Murilo Félix elogiou o movimento e reiterou o compromisso de somar forças nesta ação. "Vamos ajudar no diálogo e no processo de sensibilização do governo estadual. Com a soma de forças entre autoridades e entidades de classe do interior podemos pleitear soluções e alcançar um resultado benéfico aos nossos municípios", declarou.

A presidente da Câmara de Vereadores de Águas de São Pedro, Maria de Fátima Scaranelo, pregou união dos municípios para que haja mudanças. O vereador Julinho Lopes (PP), de Rio Claro, irá solicitar que a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) ingresse também no movimento.

O presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados), Ronaldo dos Santos, destacou o papel da entidade, com a divulgação do Manifesto "APAS – Em defesa do consumidor e do emprego", reforçando o posicionamento do setor para que sejam revogadas as novas alíquotas do ICMS.

Para o presidente do Sincaf (Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira), Renato Maluf, o setor da construção civil também terá impacto. Em média, o segmento calcula que cerca de 50 produtos serão afetados, com um aumento real médio de 10,83%.

Os vereadores Serginho Carnevale (DEM), de Rio Claro, Pedro Kawai (PSDB), de Piracicaba, e Valter da Jaws (Cidadania), de Águas de São Pedro e presidente da Associação Comercial da cidade, também falaram da importância da ação para a revisão das alíquotas do ICMS.

Participantes

A reunião teve a participação de 37 representantes políticos de nove municípios e de entidades da região: do deputado estadual Murilo Félix; de Águas de São Pedro, a presidente da Câmara de Vereadores, Maria de Fátima Scaranelo, e o vereador e presidente da Acasp (Associação Comercial de Águas de São Pedro), Valter da Jaws; de Araras, a vereadora Maria do Socorro de Souza; de Cordeirópolis, o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos Barbosa, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Antonio Giardini, e a assessora Eliara Clemente, representando o prefeito de Cordeirópolis e presidente da AMPPESP (Associação Paulista de Pequenos Municípios do Estado de São Paulo), José Adinan Ortolan; de Laranjal Paulista, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Valdecir Berto, a vereadora Cláudia Martins e o vereador Kant Junior; de Limeira, os vereadores Anderson Pereira, Everton Ferreira, Francisco Maurino dos Santos (Ceará), Mariana Calsa e Tatiane Lopes; de Piracicaba, os vereadores Paulo Camolesi e Pedro Kawai e a assessora Aline Gallo, representando a vereadora Silvia Morales – Mandato Coletivo; de Rio Claro, os vereadores Julinho Lopes e Serginho Carnevale e o assessor Wagner Botteselli, representando o vereador Moisés Marques; de Rio das Pedras, a vereadora Vanessa Botam; de Santa Gertrudes, o vereador Alan Basteli; da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Limeira), Fabiana Schiolin, representando o presidente José Mário Bozza Gazzetta; da APAS (Associação Paulista de Supermercados), o presidente Ronaldo dos Santos, a secretária da Presidência, Joylce Campos, e o gerente de relações institucionais, Rodrigo Marinheiro; da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) Limeira, o presidente Alexandre Peixoto dos Santos; da APECL (Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilista de Limeira), a presidente Cristiane Paschoal; do SINCAF (Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira), o presidente Renato Maluf; da  USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), o presidente Artur Bueno Júnior; e de representantes do DEM de Limeira, André Dias, Daniela Cardoso, Elyani Carvalhaes, Lauro Starium e Ricardo Salatti.

 

*Informações do Gabinete Parlamentar