Trabalhos são coordenados pelo vereador Dr. Júlio, de Limeira; objetivo é revisão do ICMS
Uma comissão regional, formada por representantes políticos e entidades de toda a região da Aglomeração Urbana de Piracicaba e coordenada pelo vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos, o Dr. Júlio (DEM), de Limeira, cobra do governo do Estado de São Paulo a revisão do aumento das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que trará impacto nos preços aos consumidores.
Na manhã desta quarta-feira, 27 de janeiro, o Dr. Júlio organizou uma reunião on-line com a presença de 37 representantes políticos de nove municípios e de entidades da região para tratar sobre o assunto. O deputado estadual Murilo Félix (Podemos-SP), que participou do encontro, recebeu nesta quinta-feira documento da comissão direcionado ao governador João Doria, ao vice-governador Rodrigo Garcia e ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, solicitando a redução do ICMS, que deverá ser protocolado nesta sexta-feira.
De acordo com o Dr. Júlio, as alterações no ICMS trazem preocupação especialmente porque haverá um impacto no preço dos produtos aos consumidores do Estado. "Por isso organizamos esse encontro e convidamos sindicatos, associações e todos os prefeitos e vereadores das 23 cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Piracicaba", afirmou.
O grupo cobra a revisão da Lei Estadual nº 17.293/2020 e seus regulamentos, que, conforme o vereador, criaram um impacto de até 14% no preço final de produtos essenciais como carne, leite, combustíveis, energia e insumos médico-hospitalares. "Isso afeta diretamente a vida da população. Nosso compromisso é com as pessoas, por isso é importante que os municípios se organizem e cobrem o governo do Estado para revisar as alterações do ICMS".
Desemprego
Segundo o Dr. Júlio, o principal temor é com o desemprego. A mesma preocupação é compartilhada pelo presidente da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Artur Bueno Júnior, que classificou a mudança no ICMS como "inoportuna" pelo momento vivido pelo país. "Temos que provocar o governo estadual para um debate conjunto com os setores empresariais e os trabalhadores", disse.
Durante a reunião, o deputado Murilo Félix elogiou o movimento e reiterou o compromisso de somar forças nesta ação. "Vamos ajudar no diálogo e no processo de sensibilização do governo estadual. Com a soma de forças entre autoridades e entidades de classe do interior podemos pleitear soluções e alcançar um resultado benéfico aos nossos municípios", declarou.
A presidente da Câmara de Vereadores de Águas de São Pedro, Maria de Fátima Scaranelo, pregou união dos municípios para que haja mudanças. O vereador Julinho Lopes (PP), de Rio Claro, irá solicitar que a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) ingresse também no movimento.
O presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados), Ronaldo dos Santos, destacou o papel da entidade, com a divulgação do Manifesto "APAS – Em defesa do consumidor e do emprego", reforçando o posicionamento do setor para que sejam revogadas as novas alíquotas do ICMS.
Para o presidente do Sincaf (Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira), Renato Maluf, o setor da construção civil também terá impacto. Em média, o segmento calcula que cerca de 50 produtos serão afetados, com um aumento real médio de 10,83%.
Os vereadores Serginho Carnevale (DEM), de Rio Claro, Pedro Kawai (PSDB), de Piracicaba, e Valter da Jaws (Cidadania), de Águas de São Pedro e presidente da Associação Comercial da cidade, também falaram da importância da ação para a revisão das alíquotas do ICMS.
Participantes
A reunião teve a participação de 37 representantes políticos de nove municípios e de entidades da região: do deputado estadual Murilo Félix; de Águas de São Pedro, a presidente da Câmara de Vereadores, Maria de Fátima Scaranelo, e o vereador e presidente da Acasp (Associação Comercial de Águas de São Pedro), Valter da Jaws; de Araras, a vereadora Maria do Socorro de Souza; de Cordeirópolis, o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos Barbosa, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Antonio Giardini, e a assessora Eliara Clemente, representando o prefeito de Cordeirópolis e presidente da AMPPESP (Associação Paulista de Pequenos Municípios do Estado de São Paulo), José Adinan Ortolan; de Laranjal Paulista, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Valdecir Berto, a vereadora Cláudia Martins e o vereador Kant Junior; de Limeira, os vereadores Anderson Pereira, Everton Ferreira, Francisco Maurino dos Santos (Ceará), Mariana Calsa e Tatiane Lopes; de Piracicaba, os vereadores Paulo Camolesi e Pedro Kawai e a assessora Aline Gallo, representando a vereadora Silvia Morales – Mandato Coletivo; de Rio Claro, os vereadores Julinho Lopes e Serginho Carnevale e o assessor Wagner Botteselli, representando o vereador Moisés Marques; de Rio das Pedras, a vereadora Vanessa Botam; de Santa Gertrudes, o vereador Alan Basteli; da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Limeira), Fabiana Schiolin, representando o presidente José Mário Bozza Gazzetta; da APAS (Associação Paulista de Supermercados), o presidente Ronaldo dos Santos, a secretária da Presidência, Joylce Campos, e o gerente de relações institucionais, Rodrigo Marinheiro; da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) Limeira, o presidente Alexandre Peixoto dos Santos; da APECL (Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilista de Limeira), a presidente Cristiane Paschoal; do SINCAF (Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira), o presidente Renato Maluf; da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), o presidente Artur Bueno Júnior; e de representantes do DEM de Limeira, André Dias, Daniela Cardoso, Elyani Carvalhaes, Lauro Starium e Ricardo Salatti.
*Informações do Gabinete Parlamentar