• Inicio
  • Notícias
  • Atividade online marca o Dia da Visibilidade Trans em Limeira

Atividade online marca o Dia da Visibilidade Trans em Limeira

Programação tem apoio da vereadora Isabelly Carvalho e do SobreViver  Coletivo

Data de publicação: 28/01/2021 17:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Atividade online marca o Dia da Visibilidade Trans em Limeira
Atividade online marca o Dia da Visibilidade Trans em Limeira

Em parceria com o mandato da vereadora Isabelly Carvalho (PT), o Coletivo SobreViver divulga o minidocumentário “Visibilidade Trans: reconhecendo e respeitando os desafios e conquistas da comunidade Trans", que será exibido de forma gratuita pelo canal do grupo no YouTube, nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a partir das 19h. Participam do curta-metragem vereadoras e vereadores eleitos em diversos municípios, além de artistas e militantes do movimento.

Segundo a parlamentar, o vídeo tem depoimentos e informações que visam promover a visibilidade positiva das pessoas travestis e transexuais, além de alertar para a necessidade do combate às violências transfóbicas, por meio de formulação e implementação de políticas públicas efetivas de inclusão.

A iniciativa marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data foi instituída em 2004, quando pela primeira vez um grupo de travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional, participando do lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, do Departamento de IST/AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Há quatro anos Limeira recebe atividades na data, por meio da Rede Trans Brasil e de coletivos locais.

A vereadora Isabelly Carvalho ressaltou que o Brasil é o país que mais mata pessoas travestis e transexuais. Ela citou que houve aumento de casos de assassinatos, mesmo no contexto da pandemia do coronavírus e com a necessidade de distanciamento social. “A pandemia impactou as pessoas trans, em especial as mulheres travestis e transexuais que têm apenas a prostituição como forma de trabalho e renda, visto que a maioria não obteve acesso às políticas emergenciais devido à precarização histórica de suas vidas”, explicou.  

Para Isabelly Carvalho, é necessário intensificar a luta contra o desamor, a injustiça, a violência e contra a transfobia. “Conquistamos avanços nas últimas décadas, no entanto, ainda temos muito a caminhar. Nosso mandato tem o compromisso de lutar pela garantia do direito e respeito à identidade de gênero de cada um, de cada uma em todos os espaços", defendeu.

A atividade pode ser acessada pelos canais do SobreViver Coletivo no Youtube e no Facebook.

*Informações do Gabinete Parlamentar