• Inicio
  • Notícias
  • Mariana Calsa cobra transparência nas aplicações da vacina

Mariana Calsa cobra transparência nas aplicações da vacina

Vereadora sugere que medidas de controle de vacinados sejam tomadas e divulgadas

Data de publicação: 27/01/2021 10:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Mariana Calsa cobra transparência nas aplicações da vacina
Mariana Calsa cobra transparência nas aplicações da vacina

Nesta terça-feira, 26 de janeiro, a vereadora Mariana Calsa (PL) enviou uma comunicação formal ao prefeito Mario Botion solicitando transparência no processo de vacinação contra Covid-19. Diante do cenário de escassez da vacina, a vereadora Mariana Calsa alerta o Poder Executivo para evitar possíveis desrespeitos aos critérios de prioridade estabelecidos nos planos federal e estadual de imunização. “A transparência neste procedimento garante que pessoas que não se enquadram para receber a primeira dose da vacina nesta fase ‘furem a fila’ e evita também prejuízo e dano à coletividade”, argumenta.

Para a vereadora, as vacinas aos profissionais que atuam efetivamente na linha de frente de combate ao Covid-19 é fundamental para a manutenção do atendimento na área da saúde. “Sabemos que o número de doses disponibilizadas no município foi baixo e, por isso, o controle precisa ser rigoroso na distribuição do imunizante”, ressalta Mariana.

Como forma de garantir a correta aplicação da vacina que o município recebeu, a vereadora cita como exemplo o caso da Prefeitura de Manaus que criou um sistema próprio para o registro de acompanhamento da vacinação. Neste sistema, seriam registrados e publicados a relação diária das doses de vacina contra Covid-19 aplicadas no município, a identificação do vacinado, o local onde foi feita a imunização, a função exercida e o local onde a exerce.

Mariana argumenta que o atual cenário de pandemia e a escassez de doses no município tornam a medida excepcional. “A garantia da aplicação correta, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, é de interesse público, e a publicação dos dados não representaria violação à intimidade dos imunizados”, completa.

Informações do Gabinete Parlamentar

Foto: Governo do Estado de São Paulo