Tatiane Lopes também tratou de censo animal em reunião com Vitor Santos
Na quarta-feira, 20 de janeiro, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) se reuniu com o secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos, para tratar de demandas relativas à causa animal na cidade de Limeira. Entre os assuntos foram destacados: castração, castramóvel e censo animal. Para a vereadora, esses são temas que requerem uma atenção especial, pois dizem respeito à garantia da qualidade de vida e do bem-estar dos animais.
Durante o diálogo com a vereadora, o secretário perguntou sobre a quantidade de animais existentes em Limeira e os números de abandono. Tatiane Lopes respondeu que, apesar de existir uma estimativa populacional, não há proporção exata desses indicadores. “Justamente por isso o gabinete tem se debruçado a estudar as possibilidades de criação de um censo animal na cidade”, defendeu.
A parlamentar explicou que o censo permite o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em dados e estimativas mais concretas. “Isso garante mais eficácia na criação e concretização de políticas públicas voltadas para os animais, além de permitir que os recursos públicos sejam utilizados com mais responsabilidade já que partem de uma base sólida de informações e não apenas especulações”, explicou.
Além do censo animal, Tatiane Lopes também levou ao secretário uma demanda antiga que é a castração permanente, como estratégia fundamental para evitar a procriação de animais nas ruas. Ela relatou ao secretário o papel chave que o castramóvel pode ter nesse processo e também tratou da importância de esse instrumento fazer parte da Secretaria de Saúde por conta da destinação de verbas para colocá-lo em funcionamento.
Segundo a vereadora, o secretário Vitor Santos aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre destinação de animais após a castração e demonstrou interesse no tema, bem como no castramóvel.
Percepção
A parlamentar ressaltou a receptividade do secretário e o interesse em ver o castramóvel em funcionamento. “Tivemos uma primeira conversa bastante agradável e o secretário se mostra bem interessado em construir conjuntamente ao gabinete e à Secretaria de Meio Ambiente, as políticas de castração efetivas na cidade. Essa é uma demanda que já faz muito tempo e eu fico muito feliz que, até o momento, todos os secretários com quem pude conversar se mostraram abertos ao tema e interessados na resolução desses problemas", avaliou Tatiane Lopes.
*Informações do Gabinete Parlamentar