Parlamentares fizeram questionamentos sobre a imunização
O prefeito Mario Botion (PSD), a vice-prefeita Erika Tank (PL), o secretário de Saúde, Vitor Santos, e o diretor de Vigilância à Saúde, Alexandre Ferrari, se reuniram no final da tarde desta terça-feira, 19 de janeiro, com os vereadores. O encontro ocorreu de forma virtual e teve como tema central a questão do início da vacinação contra o coronavírus no município. A presidente em exercício da Câmara, a vereadora Lu Bogo (PL), também participou da sala de reuniões do gabinete do prefeito.
O encontro virtual durou pouco mais de uma hora e os vereadores interagiram com vários questionamentos sobre a campanha de imunização na cidade. A participação do Parlamento foi relevante, considerou Lu Bogo. “Foi importante participar desta reunião que trouxe informações sobre a vacinação contra o coronavírus. O momento é de somar forças e deixar a população ciente que teremos a vacina, porém, seguiremos protocolos para aplicar as doses. A prioridade é vacinar os profissionais da saúde que estão na linha de frente e depois, iniciar com os idosos. A conscientização deste protocolo e respeito aos prazos é de suma importância neste momento”, avaliou. “Se Deus quiser, ao longo do ano mais doses chegarão e mais pessoas serão vacinadas.”
O prefeito e a vice-prefeita também consideraram positivos os trabalhos. "É fundamental deixar os vereadores informados sobre os dados que já temos sobre a imunização e também a respeito das ações do município para esse processo", disse Mario Botion. "Dessa forma, os parlamentares repassam as informações à população quando são questionados", complementou Erika Tank. Todos os 21 vereadores foram convidados para a reunião.
Doses
Durante o encontro, o prefeito informou que Limeira, num primeiro momento, receberá 2.920 doses de vacina. O número foi passado a ele e para o secretário de Saúde, Vitor Santos, pela Divisão Regional de Saúde de Piracicaba, também na tarde de terça-feira. As doses devem chegar ao longo desta semana, mas não existe uma data precisa. O prefeito reforçou para os vereadores que o município já tem uma estrutura pronta para a vacinação.
Vitor Santos explicou aos vereadores que, conforme determinação do Estado, haverá a aplicação das 2.920 doses e que num prazo estimado de 15 dias a cidade receberá mais uma quantidade idêntica para a aplicação da segunda dose nas mesmas pessoas.
O diretor de Vigilância à Saúde, Alexandre Ferrari, relatou aos vereadores que nesta primeira etapa serão inicialmente vacinados profissionais de saúde que estão na linha de frente (aqueles que mantêm contato direto com pacientes infectados), isso da rede pública e também de hospitais particulares. Num segundo momento, será a vez de idosos que se encontram em instituições como asilos, e seus cuidadores; depois, os demais profissionais de saúde; e, finalmente, o início da imunização dos idosos por faixa etária. Porém, a partir da segunda etapa ainda não existem datas, pois dependerá de o município receber novas doses.
No relato aos vereadores, o prefeito criticou o fato de o município estar recebendo poucas informações sobre a vacinação. "Mais uma vez estamos sendo penalizados com a desinformação", observou.
A retomada dos trabalhos do Ambulatório Referência Coronavírus (ARC) na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, também foi comunicada aos vereadores.
*Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Limeira
Fotos: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Limeira