• Inicio
  • Notícias
  • Tomam posse na Câmara de Limeira vereadores, prefeito e vice-prefeita

Tomam posse na Câmara de Limeira vereadores, prefeito e vice-prefeita

Mesa Diretora 2021-2022 e Corregedoria foram definidas na mesma sessão

Data de publicação: 01/01/2021 20:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Tomam posse na Câmara de Limeira vereadores, prefeito e vice-prefeita
Tomam posse na Câmara de Limeira vereadores, prefeito e vice-prefeita

Tomaram posse na Câmara Municipal de Limeira, nesta sexta-feira, 1 de janeiro, os 21 vereadores eleitos para a legislatura 2021-2024, bem como o prefeito eleito Mário Botion e a vice-prefeita eleita Erika Tank. A solenidade foi restrita às autoridades eleitas e à imprensa local e regional, devido às restrições impostas pela fase vermelha do Plano São Paulo do Governo do Estado.

A cerimônia foi realizada no Plenário Vereador Vitório Bortolan e foi presidida pelo vereador mais votado, Betinho Neves (PV), e secretariada pelo vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC). 

Para serem empossados, os 21 vereadores eleitos fizeram um juramento prometendo exercer, com dedicação e lealdade, o mandato, manter e cumprir a Constituição, observar as leis, defendendo os interesses do município e o bem geral da população. Depois dos vereadores, foi a vez do prefeito Mário Botion e da vice-prefeita Erika Tank fazerem o juramento.

Após tomar posse, o prefeito Mario Botion discursou falando da experiência de estar em um segundo mandato. “A minha emoção é a mesma, a minha expectativa é a mesma, a minha motivação é a mesma, só a minha responsabilidade é maior. É maior porque fizemos um mandato de quatro anos, que nos credenciou a estar aqui, mas nos dá muito mais responsabilidade para que façamos algo melhor do que já fizemos”.

Betinho Neves, que presidiu a sessão, também usou a palavra. Ele se emocionou ao falar de sua trajetória, que começou como vereador júnior da Câmara de Limeira aos 14 anos e fez um agradecimento especial aos moradores de rua. “Quero agradecer a minha família, aos eleitores, que mesmo com a pandemia não deixaram de votar, e a alguns moradores de rua, que mesmo muitas vezes morando na sarjeta, mesmo muitas vezes não sonhando mais, mesmo muitas vezes nem sabendo o que é política, fizeram questão de tirar o seu título de eleitor e ir até as urnas votar em mim. Que alegria foi andar pelas ruas na segunda-feira e reencontrá-los com o comprovante de votação. Onde quer que eu esteja, sempre lutarei por vocês”.

Na segunda-feira, 4 de janeiro, a partir das 19 horas, haverá uma cerimônia no salão social do Nosso Clube, na qual os vereadores discursarão. Este evento permitirá a presença de público, porém com restrições, somente pessoas portando o convite oficial e individual para o evento e fazendo uso de máscara terão acesso ao local. 

Mesa Diretora

Após a solenidade de posse foi realizada uma sessão legislativa para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. Duas chapas se inscreveram, uma composta pelos vereadores Jorge de Freitas (PSD), Anderson Pereira (PSDB), Marco Xavier (Cidadania) e Constância Félix (PDT); e a outra composta pelos vereadores Lemão da Jeová Rafá, Lu Bogo (PL), Everton Ferreira (PSD) e Betinho Neves (PV); também se candidatou de forma individual a vereadora Isabelly Carvalho (PT).

A chapa liderada pelo vereador Lemão da Jeová Rafá foi a vencedora com 15 votos, a chapa liderada por Jorge de Freitas recebeu cinco votos e Isabelly recebeu um voto.

Após eleito, Lemão da Jeová Rafá, que já exerceu o cargo de presidente da Câmara na legislatura passada, no biênio 2019-2020, agradeceu a todos os presentes. ‘Não é fácil ser candidato, escolher e estar em um partido, mas, depois de eleitos, agora nós temos 308 mil pessoas a quem nós devemos representar, com dignidade e transparência e fazer o nosso melhor. Agradeço a Deus a oportunidade de estar em mais um mandato, agradeço a oportunidade de estar à frente do Legislativo por mais dois anos”.

Corregedoria

Também foi realizada a eleição para o cargo de corregedor da Câmara. O vereador Nilton Santos (Republicanos) foi eleito com 18 votos em uma chapa única, composta também pelo vereador Helder do Táxi (MDB), que concorreu como corregedor substituto. O vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) concorreu individualmente e recebeu três votos.

A Corregedoria, com mandato de dois anos, exerce o controle posterior interno do decoro, da ordem e da disciplina na Câmara, além de investigar denúncias de delitos cometidos por vereador, no exercício de suas funções, por meio de instauração de inquérito.

Cerimônia no dia 4 de janeiro

No dia 4 de janeiro, a cerimônia será realizada no salão social do Nosso Clube, a partir das 19h. Este evento permitirá a presença de público, porém com restrições, somente pessoas portando o convite oficial e individual para o evento e fazendo uso de máscara terão acesso ao local. A solenidade também será transmitida  ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara.

A entrada, que fica  na rua Major Antunes Augusto Botelho, será aberta para o público a partir das 18h. Para preservar a saúde de todos os presentes, todas as medidas sanitárias necessárias serão adotadas, como a medição de temperatura na entrada, a disponibilização de álcool gel em diversos pontos do salão, o distanciamento entre os assentos de autoridades e de convidados e o uso obrigatório de máscara cobrindo boca e nariz durante todo o evento.

Legislatura 2021-2024

A abertura dos trabalhos legislativos ocorre no dia 2 de fevereiro, com a retomada das sessões camarárias, reuniões das comissões e demais atividades legislativas. Já as atividades administrativas da Câmara permanecem em funcionamento normal.

Confira a lista dos vereadores eleitos e conheça um pouco de cada um clicando no nome: 

Airton dos Santos (PL)

Albert Henrique Neves (PV)

Anderson Cornélio Pereira (PSDB)

Constância Berbert Dutra da Silva (PDT)

Elias Ribeiro Barbosa (PSC)

Everton Oliveira Ferreira (PSD)

Francisco Maurino Dos Santos (Republicanos)

Hélder Lúcio De Oliveira (MDB)

Isabelly Maria de Carvalho (PT)

João Antunes Souza (Podemos)

Jorge De Freitas (PSD)

José Eduardo Monteiro Junior (PV)

José Farid Zaine (PL)

Júlio César Pereira Dos Santos (Democratas)

Lucineis Aparecida Bogo (PL)

Marco Antônio Xavier (Cidadania)

Mariana Silva Calsa (PL) 

Nilton César Dos Santos (Republicanos)

Sidney Pascotto (PSC)

Tatiane Lopes (Podemos)

Wagner De Souza Rodrigues Costa  (Cidadania)