Para vereadora, 2017 a 2020 foi período de aprendizado
Com o encerramento das sessões camarárias, a vereadora Lu Bogo (PL) fez um levantamento para prestação de contas dos últimos quatro anos de atuação na Câmara Municipal de Limeira. A parlamentar, que foi reeleita para a legislatura 2021-2024, disse que encerra esse mandato com a sensação de dever cumprido.
“No início do mandato eram muitas as expectativas, chegava com a bagagem do mandato anterior e vontade de trabalhar. Estávamos em bom ritmo até que este ano fomos surpreendidos com a pandemia e tudo parou. Precisamos reaprender a nos relacionar para depois dar sequência aos trabalhos”, explicou Lu Bogo.
No período de 2017 a 2020, a parlamentar assinou como autora ou coautora 185 moções. Também protocolou e assinou 70 projetos de lei e mais de 1,3 mil indicações.
“O trabalho do vereador é, além de fiscalizar o Executivo, pedir serviços, fazer questionamentos e isso nós fizemos com as indicações e requerimentos protocolados, sem contar os inúmeros e-mails, telefonemas e reuniões com secretários e diretores da prefeitura em busca de respostas para as demandas da população de Limeira”, informou Lu Bogo.
Entre os projetos de lei aprovados nesta legislatura, a parlamentar destacou o que prevê que hospitais e maternidades ofereçam aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos as orientações e treinamentos para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. “Treinamento e informação podem salvar vidas e, com a Lei, vamos ajudar a cuidar dos recém-nascidos”, completou.
Nesta legislatura, Lu Bogo também teve aprovado o projeto de lei que prevê o curso para os cuidadores de idosos (Lei nº 6437/2020). Já a Lei nº 6.374/2020 assegura que os pacientes com epilepsia tenham o direito a acompanhante durante consultas, exames, internações no SUS e hospitais privados. Lu Bogo também é autora do decreto que prevê a realização da Campanha da Semana de Conscientização da Proteção aos Profissionais Coletores de lixo, que leva a informação à rede municipal da maneira correta de descartar materiais pontiagudos, vidros e pregos.
No ano da pandemia, entre as ações sugeridas por Lu Bogo, ela citou: a antecipação da devolução do valor estimado de sobra do orçamento do Legislativo para o Executivo; a campanha permanente para a divulgação do telefone 188 CVV, que auxilia as pessoas a superarem este momento de afastamento, prevenindo suicídios; Moção de Apelo 78/2020 ao governador, pedindo a suspensão da tarifa nos pedágios para os veículos que abastecem os serviços essenciais; Indicação 1.199/2020 pedindo a suspensão da tarifa de área azul, preservando assim a saúde destes profissionais; isenção da multa e juros pelo atraso no pagamento das parcelas do IPTU durante a quarentena; e que mais psicólogos sejam contratados na rede municipal.
“Temos um amplo trabalho e não é possível pontuar um ou outro, por isso deixo a sugestão para que acompanhem pelas redes sociais e principalmente pelo site da Câmara os projetos, moções, indicações, requerimentos que protocolamos”, apontou Lu Bogo, que disse trabalhar ativamente na busca da melhoria da qualidade de vida da população de Limeira.
A vereadora deixou uma mensagem de fim de ano para a população no ano de 2021. “Desejo a todos muita saúde, amor, sabedoria e felicidades para este ano que vamos iniciar e não deixem de se prevenir, usem a máscara, usem álcool gel e evitem aglomerações. Precisamos nos cuidar para ter um Feliz Ano Novo.”
No balanço feito pela parlamentar, a partir dos trabalhos protocolados no período de 2017 a 2020, estão:
Projetos de decreto legislativo – 36
Projetos de resolução – 11
Projetos de lei – 70
Requerimentos – 237
Indicações – 1.356
Leis ordinárias – 34
Emendas impositivas - 32
*Informações do Gabinete Parlamentar