Um projeto concedeu Título de Cidadão e outro denominou rua no Vale das Esmeraldas
Dois projetos que homenageiam cidadãos foram aprovados na Câmara na sessão ordinária desta segunda-feira, 21 de dezembro. Um deles concede o Título de Cidadão Limeirense a José Vieira da Silva e o outro perpetua o nome de Anna Delfina da Silva na Rua Projetada 02 e seu prolongamento pela Rua Projetada 03, do loteamento Vale das Esmeraldas.
Título de Cidadão
O Projeto de Decreto Legislativo Nº 27/2020, do vereador Marco Xavier (Cidadania), concede o Título de Cidadão Limeirense ao senhor José Vieira da Silva. O homenageado nasceu em 25 de maio do ano de 1935, em Bueno Brandão (MG). É filho de Luís Porfírio Vieira e Geraldo Maria de Jesus. Casou-se com Luzia Vieira da Silva, em 1º de novembro do ano de 1957; juntos viveram por 62 anos e tiveram cinco filhas e três filhos.
José foi professor do Curso Primário na Escola Municipal de Caldas (MG) e reside em Limeira desde 1969. Foi a partir de 1970 que começou a publicar suas primeiras poesias no jornal "Diário de Limeira" e na "Gazeta Esportiva" de São Paulo.
Participou, junto ao CPP de Limeira, em 1992, da primeira antologia dos poetas de Limeira na obra “Verso e Reversos”. Publicou, em 2001, a obra “Quando as Pétalas Caem”. Em 2019, também esteve presente na obra “Em Palavras”, ao lado de outros poetas de Limeira.
"José também foi ministro da Eucaristia da paróquia de Santa Luzia e desenvolveu projeto social de arrecadação de alimentos para doação a famílias carentes. Um novo livro está sendo preparado para o próximo ano", descreveu o vereador
Denominação de rua
O Projeto de Lei Nº 208/2020, do vereador Wagner Barbosa (PTB), atualiza a Lei nº 6.476/2020 e perpetua o nome de Anna Delfina da Silva na Rua Projetada 02 e seu prolongamento pela Rua Projetada 03, do loteamento Vale das Esmeraldas
O objetivo do projeto de lei é promover adequação à lei que perpetuava o nome de Anna Delfina da Silva na Av. Projetada 02 do Jardim Campo Verde 1. "Isso porque a referida via se trata de um prolongamento da Avenida Pedro Perissoto (Avenida 1 do Jardim Residencial Campo Belo, nomeada pela Lei n° 4.088/2007). Para que não haja confusões de identificações e outros problemas relacionados ao registro de imóveis, apresentamos a presente alteração legislativa", justificou o parlamentar.
Anna Delfina da Silva é natural da cidade de Areado (MG) e foi casada com Geraldo Pacheco da Silva, com quem teve nove filhos. A homenageada se mudou para Limeira em 1968, quando seu marido iniciou a atividade pioneira na distribuição de leite pasteurizado, produto que ainda não existia na região.
"Apesar das dificuldades, Anna sempre se manteve firme, cuidando do lar e dos filhos com dedicação e paciência, dando apoio incondicional ao Sr. Geraldo para que a atividade comercial obtivesse sucesso. Anna faleceu no dia 16 de janeiro de 2004 e, sem dúvidas, deixou um grande legado a Limeira, sendo exemplo de perseverança, humildade e amor ao próximo", registrou o vereador Wagner Barbosa, autor da proposição.