Motivo é a reclamação de munícipes sobre a qualidade da água
Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável deliberou sobre a convocação de representantes da concessionária BRK Ambiental para prestarem esclarecimentos sobre a qualidade da água fornecida em Limeira. A reunião será no dia 17 de dezembro (quinta-feira), às 15h30, de forma remota (online).
A convocação foi sugerida pelo vereador Clayton Silva (PTC), secretário da Comissão de Meio Ambiente, e aprovada pelos demais membros do colegiado, Jorge de Freitas (PSD), presidente; e Estevão Nogueira (PSC), vice-presidente. Eles citaram que os vereadores têm sido procurados por munícipes que reclamam da qualidade da água fornecida pela BRK Ambiental.
O assunto foi tema de moção de protesto do vereador Helder do Taxi (MDB). No documento, o parlamentar relatou que além da cor da água, há reclamações da população em relação ao cheiro de cloro, o que dificulta o uso do recurso tanto para higiene pessoal como para serviços domésticos. Helder do Taxi e o vereador Waguinho da Santa Luzia, que também ouviu queixas de munícipes, serão convidados pela Comissão de Meio Ambiente para participarem do diálogo com a BRK.
Na reunião desta semana, os membros da Comissão ainda apreciaram três projetos: todos receberam pareceres favoráveis e seguem em tramitação, conforme ata.
O colegiado é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas, com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda à Comissão receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.
Devido à pandemia, as reuniões da Câmara ocorrem por meio da plataforma de videoconferência. A modalidade foi adotada como medida de prevenção contra o coronavírus (Covid-19).