Dois terão nomes imortalizados em locais públicos e um recebe título de cidadão
Três personalidades de Limeira foram homenageadas na sessão ordinária desta segunda-feira, 23 de novembro, com a aprovação de dois projetos de denominação de um logradouro e de uma quadra de basquete e de um projeto de concessão de título de cidadão.
De autoria do vereador suplente Edgarzinho do Skate e do vereador Sidney Pascotto (PSC), Lemão da Jeová Rafá, o Projeto de Lei Nº 3/2020 dá o nome de Antônio José da Silva ao Sistema de Recreio do bairro Jardim Bandeirante, localizado na Rua Estanislau Bonk Filho.
Antônio José nasceu na cidade do Rio de Contas (BA), veio, ainda criança, para o Estado de São Paulo e, em 1977, mudou-se para Limeira. Ele faleceu em 14 de novembro do ano de 1993, deixando a esposa Angelina Ribeiro da Silva e os filhos. "Chegando aqui continuou colocando seu dom em prática, trabalhando como empreiteiro, com seu jeito carismático e íntegro, conquistou e cativou várias amizades. Cuidava da família com louvor, chegando inclusive a se sacrificar para ajudar os seus filhos", descreveu Edgarzinho sobre o homenageado na justificativa.
Já o vereador Zé da Mix (PSD) foi o autor do Projeto de Lei Nº 203/2020, que denomina Artur José Soares Júnior à quadra de basquete 3x3, localizada no Parque Cidade de Limeira Prof. Dr. Ary Apparecido Salibe, com acesso pela Rua Dr. José Botelho Veloso, na Vila São João.
O homenageado, conhecido como Tuca Soares, foi um dos incentivadores do basquete de Limeira. Ao lado de outros diretores do Nosso Clube, no início de 1983, fez voltar às quadras uma equipe competitiva de basquete masculino, quando renasceu o basquete nossoclubino.
Em 1985, a equipe se fortaleceu e se firmou no cenário local e regional, sendo ainda convidada para fazer amistosos nos Estados Unidos. Em seguida, o Nosso Clube ascendeu à divisão especial, da qual faziam parte as principais equipes do basquete brasileiro, e, a partir de então, a equipe conquistou vários títulos estaduais e brasileiros em diversas categorias. "Hoje as categorias de base do Nosso Clube estão, reconhecidamente, entre as formadoras de jogadores do Brasil, e, sem dúvida, Tuca Soares, é um dos responsáveis pelo renascimento do basquete limeirense", justificou Zé da Mix.
Título de cidadão
Por iniciativa do vereador Mir do Lanche (PL), Washington Fernando Pianca Filho, conhecido Chitão Pianca, recebeu o Título de Cidadão Limeirense, por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 26/2020.
Washington Filho nasceu em São Paulo em 21 de janeiro de 1979 e, desde muito cedo, teve a atenção dirigida para a música. Em dezembro de 1982, a família mudou-se para Limeira, em virtude da transferência do pai, quando o genitor passa a integrar o quadro do Tiro de Guerra da cidade. Já em 1983, começa a fazer aula de piano na Escola Gasparzinho, onde ficou até 1985. Mais tarde entrou no Colégio São José onde desenvolveu a locução, que mais tarde se tornou sua profissão.
Segundo o autor da propositura, a religiosidade sempre foi muito importante na vida de Chitão. Ele frequentou a catequese na Igreja de São Benedito e ainda fez parte do Grupo de Jovens. Também integrou a banda chamada Dupla Face, que se apresentava em missas e retiros. "Além do trabalho junto à paróquia, sempre desenvolveu atividades em outras comunidades, tendo o seu trabalho destacado no 'Encontrinho da Catedral', sendo que atualmente, além da evangelização de jovens, também atua como palestrante em encontros de casais com Cristo, nas mais variadas igrejas de Limeira e região", explicou Mir do Lanche.
O homenageado também se formou em Direito e exerceu a função de professor na Etec Trajano Camargo, após aprovação em concurso público, onde atua até os dias de hoje. A partir de 2017, assumiu o cargo de diretor de Serviços Administrativos da escola. "Ao longo dos anos, Chitão sempre desenvolveu seu lado social nas mais variadas áreas. Atuou em comunidades católicas, palestrou em diversas escolas do município, cantou em eventos beneficentes e, acima de tudo, sempre esteve atento às causas sociais e se dedicou a ajudar o próximo."