Dois cidadãos receberão títulos e três terão nomes imortalizados em locais públicos
Dois munícipes receberão títulos de Cidadão Limeirense e outros três terão nomes imortalizados em locais públicos da cidade. As homenagens foram propostas em projetos aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de agosto. A votação aconteceu por videoconferência, em atendimento ao Ato da Mesa nº 8/2020.
Título de Cidadão
O Projeto de Decreto Legislativo Nº 16/2020, do vereador Helder do Táxi (MDB), concede o Título de Cidadão Limeirense a José Geraldo Maciel. Nascido em Caratinga (MG), José é guarda municipal em Limeira há 23 anos, tendo recebido duas homenagens na Câmara por salvar duas crianças em um incêndio. “Um homem de garra, determinado, que dedica seu tempo sempre na ajuda ao próximo. Um exemplo de pai”, afirmou o proponente.
Outra proposta que também concede Título de Cidadão Limeirense é o Projeto de Decreto Legislativo Nº 10/2020, de autoria do vereador suplente Toninho Franco (Cidadania). Quem receberá a homenagem é o segundo-tenente do Exército Brasileiro, Ângelo Gimenez Filho. Ele foi nomeado instrutor de Tiros de Guerra em 1980, e chefe de instrução em 1986, atuando no Tiro de Guerra 02-020 de Limeira. “Com reputação ilibada e condutas pessoal e profissional irrepreensíveis, o 2º tenente Ângelo tem em sua biografia características éticas na defesa dos postulados democráticos em favor da cidadania e dos direitos humanos e sociais”, justificou Toninho Franco.
Nome de rua
Por meio do Projeto de Lei Nº 146/2020, de autoria do vereador Wagner Barbosa (PTB), Irma Schnoor de Lima terá o nome imortalizado na Estrada Municipal LIM-447, que liga o bairro dos Frades ao bairro dos Pires. Segundo o proponente, dona Irma era muito ativa na Sociedade Auxiliadora Feminina, grupo da Igreja Presbiteriana do Brasil que realizava estudos bíblicos e visitava famílias que passavam por momentos de dificuldade. “Irma agia sempre pensando no próximo, foi um exemplo forte de amor e alegria. Nunca disse não a quem lhe pedia ajuda e procurava seguir os ensinamentos de Jesus; foi um exemplo vivo de como devemos ser verdadeiros cristãos nesse mundo”, pontuou Wagner.
De autoria do vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), o Projeto de Lei Nº 93/2020 dá o nome de Edson Antônio Módolo à Rua Projetada 10, do loteamento Jardim Primavera. Edson começou a trabalhar aos 11 anos de idade e durante muitos anos foi jogador amador da Internacional e de outros times, tinha o futebol como paixão e era conhecido por ser um grande artilheiro, segundo Lemão. ”Pelas benfeitorias realizadas nesta cidade, ajudando a sustentar diversas famílias, ao dar trabalho para adultos e crianças, e ainda por ser um atleta que defendeu Limeira nos jogos de futebol, é que Edson merece ter o nome imortalizado em uma das ruas de nossa querida cidade”, defendeu o proponente.
Já o Projeto de Lei Nº 144/2020, de autoria da vereadora Erika Tank (PL), dá o nome de Félix Puzoni Sobrinho ao Sistema de Lazer localizado na Rua Ambrósio Fumagalli, no bairro Parque Campos Elíseos. Jurado voluntário por mais de 30 anos, Félix sempre se mostrou solícito e disponível a prestar esse serviço e definia, segundo Erika Tank, que era uma filosofia de vida. “Cidadão que quer justiça pode contribuir com ela quando solicitado, argumentava em conversas com amigos”, comentou a proponente.
Na justificativa, a vereadora contou que Félix Puzoni recebeu homenagem do Ministério Público, pelos serviços prestados no júri, e da própria vereadora, com a medalha de Mérito Cívico. “Esse projeto tem o objetivo de fazer com que sua dedicação sirva de exemplo para todos nós e que assim possamos contribuir para a aplicação da mais verdadeira, pura e lídima justiça”, afirmou.