• Inicio
  • Notícias
  • CPI dos radares define próximos passos da investigação

CPI dos radares define próximos passos da investigação

Vereadores fizeram reunião de estudo nesta segunda-feira, 10/8

Data de publicação: 10/08/2020 16:35 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


CPI dos radares define próximos passos da investigação
CPI dos radares define próximos passos da investigação

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncia de possíveis irregularidades na aplicação de multas em Limeira fizeram reunião de estudo nesta segunda-feira, 10 de agosto, para decidir os próximos passos da investigação.

A Comissão agendou uma reunião oficial no dia 13 de agosto (quinta-feira), às 16 horas. Neste encontro, será formalizada a decisão de uma visita técnica a alguns pontos onde há radares na cidade, com a presença de representante do Inmetro. "Fizemos um trabalho brilhante nesses últimos 90 dias, ouvimos a figura fundamental nesse processo", resumiu o presidente da CPI, vereador Jorge de Freitas (PSD), se referindo à oitiva do jornalista da Rádio Bandeirantes, Agostinho Teixeira, que foi quem tornou pública denúncia sobre suposta indústria de multa em Limeira.

Fazem parte do colegiado os vereadores Jorge de Freitas (PSD), presidente; Estevão Nogueira (PSC), relator; e Mir do Lanche (PL), Helder do Táxi (MDB) e Zé da Mix (PSD), membros. 

Relatório

Segundo o relator da Comissão, vereador Estevão Nogueira (PSC), o relatório final da CPI já está em elaboração, com a produção de uma contextualização inicial do histórico do trânsito no país, da velocidade nas vias urbanas e o surgimento dos radares eletrônicos, bem como a evolução da legislação. Em seguida, será feita a apresentação dos fatos e as conclusões e sugestões finais.

CPI

Já prestaram depoimentos à Comissão Agostinho Teixeira, jornalista da Rádio Bandeirantes, Murilo Fávaro, funcionário da empresa Cobrasin Brasileira de Sinalização e Construção, Marcelo Szyflinger, gerente e proprietário da empresa, Eduardo Marques Ramalho, responsável pelo Consórcio Limeira Segura - Velsis e Sentran, e o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira.

Os trabalhos contam também com análise de documentos recebidos, cerca de 10 mil folhas, divididas em 52 volumes. Todos os dados levantados serão utilizados para elaboração de relatório final

A Comissão ainda promoveu visita técnica à Secretaria de Mobilidade Urbana, na Prefeitura, para conhecer o sistema de operação e processamento de multas. 

Por fim, o colegiado aguarda o envio da íntegra das gravações produzidas pela Rádio Bandeirantes.

Prorrogação

Na sessão de 13 de julho, a Câmara aprovou o Requerimento Nº 238/2020 para prorrogação, por mais 90 dias, dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

O colegiado investiga denúncia veiculada pela Rádio Bandeirantes, com base em gravação de entrevista com Murilo Henrique Fávaro, que supostamente representava a empresa Cobrasin. Nessa conversa, ele disse que haveria uma indústria da multa em municípios nos quais a empresa opera, incluindo Limeira. Diante das informações fornecidas, os vereadores investigam eventuais irregularidades na apuração e fiscalização no serviço de radares na cidade.

A Comissão foi instaurada pelo Ato da Presidência 4/2020, publicado em 27 de fevereiro, após pedido do vereador Zé da Mix, por meio do Requerimento 1/2020.