• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Educação questiona secretário sobre uso de verbas federais em Limeira

Comissão de Educação questiona secretário sobre uso de verbas federais em Limeira

André Francesco explicou sobre distribuição de kits de merenda e aplicação de recursos do Fundeb

Data de publicação: 15/07/2020 17:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Comissão de Educação questiona secretário sobre uso de verbas federais em Limeira
Comissão de Educação questiona secretário sobre uso de verbas federais em Limeira

A Comissão de Educação e Cultura recebeu, na reunião desta quarta-feira, 15 de julho, o secretário Municipal de Educação, André Francesco, para prestar esclarecimentos sobre o uso de verbas federais em Limeira, principalmente sobre os recursos para a merenda escolar e verbas do Fundeb. A Comissão também analisou e aprovou seis projetos.

Kits de alimentos da merenda escolar

Quanto às verbas destinadas à merenda escolar, provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o secretário informou que os recursos são usados para a compra de alimentos para a produção de merenda escolar, mas que, com a suspensão das aulas em março,  os alimentos em estoque foram fracionados e distribuídos em kits para os alunos. Segundo ele, foram feitas duas distribuições, uma em abril e outra em maio. 

Francesco disse que a distribuição dos kits só foi possível por meio da Lei Federal  13.987/2020, que autorizou a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE, e que a lei não determina e nem obriga a periodicidade da distribuição, mas que, ainda assim, a  Secretaria está preparando um novo kit de alimentos que será entregue no final de julho. 

Ele destacou que a distribuição dos kits deve ser feita de forma igualitária para todos os alunos da rede municipal de ensino e que alguns alimentos, como o leite, por exemplo, são distribuídos de acordo com a faixa etária das crianças.

O secretário também foi questionado sobre a qualidade dos alimentos distribuídos nos kits. Francesco disse que o fracionamento foi feito de acordo com a disponibilidade dos alimentos no estoque e o manuseamento desses alimentos seguiu todas as normas de saúde determinadas pela Vigilância Sanitária. 

Fundeb

Quanto aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Francesco explicou que os valores são destinados totalmente para arcar com a folha de pagamento de professores e servidores da educação do município. 

A Comissão

A Comissão é responsável por apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, além de fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. Fazem parte os vereadores Wagner Barbosa (PTB), presidente; José Farid Zaine (PL), vice-presidente; e Constância Félix (PDT), secretária. 

Em atendimento ao Ato da Mesa nº 8/2020, as reuniões do colegiado acontecem por videoconferência, como forma de dar continuidade aos trabalhos parlamentares durante a emergência em saúde causada pelo coronavírus.