• Inicio
  • Notícias
  • Enfrentamento da Covid-19 em Limeira é alvo de reunião entre vereadores e Secretaria de Saúde

Enfrentamento da Covid-19 em Limeira é alvo de reunião entre vereadores e Secretaria de Saúde

Debate por videoconferência foi promovido pela Comissão de Saúde da Câmara

Data de publicação: 09/07/2020 21:27 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Enfrentamento da Covid-19 em Limeira é alvo de reunião entre vereadores e Secretaria de Saúde
Enfrentamento da Covid-19 em Limeira é alvo de reunião entre vereadores e Secretaria de Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara promoveu uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 9 de julho, sobre o enfrentamento a Covid-19 em Limeira.  Além dos membros do colegiado Dra. Mayra Costa (Cidadania), presidente; Dr. Rafael Camargo (MDB), vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária; participaram outros vereadores da Casa.   

Entre os temas abordados, os parlamentares questionaram sobre a capacidade e a estrutura de internação dos pacientes do novo coronavírus, os procedimentos de testagens para detecção do vírus, o número de notificações, além de desafios e avanços no enfrentamento da pandemia na cidade. As repostas foram fornecidas pelo secretário de Saúde, Vitor Santos, pelo diretor de Gestão Administrativo da pasta, Everton Ferreira, e pelo diretor de Vigilância em Saúde de Limeira, Alexandre Ferrari, que estão na linha de frente na gestão dos trabalhos do setor da Prefeitura.

Segundo a equipe da Secretaria, hoje há 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e mais 33 leitos clínicos, destinados ao tratamento da doença no município. Eles responderam que existe uma previsão de ampliar para 37 a quantidade de leitos de UTI, ainda este mês, e para 45 o número de leitos clínicos, já na próxima semana. Segundo Vitor Santos, além de investir no diagnóstico e no tratamento dos pacientes, a Secretaria tem trabalhado para expandir as vagas e conseguir atender à demanda.  

O diretor Everton Ferreira explicou que a ampliação dos leitos de UTI depende da chegada de ventiladores mecânicos, para os quais há uma elevada procura no mercado neste momento de pandemia. Outros desafios são relacionados à disponibilização dos recursos humanos, além dos insumos que compõem toda a estrutura para atendimento dos pacientes.    

Sobre o registro de números da doença, os vereadores foram informados que hoje há 3,3 mil casos suspeitos e uma média de 300 novas notificações por dia. De acordo com Alexandre Ferrari, o percentual de confirmações está em torno de 27,5%. “Estamos numa fase acelerada de contaminação”, alertou o diretor da Vigilância, ao explicar os indicadores. No Boletim Municipal referente ao coronavírus, a Prefeitura registrou até o dia 9 um total de 2507 casos confirmados, sendo 90 óbitos.

Em relação aos testes para diagnóstico de Covid-19, os representantes da Secretaria de Saúde citaram que, até o momento, foram realizados mais de 400 do tipo PCR e outros 14 mil testes rápidos. Sobre esse ponto, a presidente da Comissão, Dra. Mayra Costa, destacou a importância de o município agir rapidamente no início do tratamento dos casos suspeitos, para melhor chance de recuperação dos pacientes, sem precisar esperar o resultado dos testes, uma vez que em alguns casos a confirmação do diagnóstico pode levar dias.     

Em nome da Comissão de Saúde, a vereadora Dra. Mayra Costa agradeceu a presença dos demais vereadores presentes (online) na reunião por videoconferência, no sentido de que o momento era para tirar dúvidas, buscar esclarecimentos e contribuir com sugestões para o trabalho de combate à pandemia na cidade.  Ela voltou a falar que aguarda posicionamento da Prefeitura sobre a inclusão do colegiado no comitê técnico de enfrentamento à doença.