• Inicio
  • Notícias
  • Projeto de Lu Bogo prevê divulgação do CVV nas plataformas do Legislativo

Projeto de Lu Bogo prevê divulgação do CVV nas plataformas do Legislativo

Ligação para 188 é gratuita e o atendimento é 24h

Data de publicação: 30/06/2020 11:46 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Projeto de Lu Bogo prevê divulgação do CVV nas plataformas do Legislativo
Projeto de Lu Bogo prevê divulgação do CVV nas plataformas do Legislativo

Dar maior visibilidade ao serviço gratuito oferecido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio do telefone 188. Esse é o objetivo do Projeto de Resolução Nº 12/2020, da vereadora Lu Bogo (PL), aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, 29 de junho. 

Fundado em 1962, na cidade de São Paulo, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos que é responsável pelo programa de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Atualmente, o projeto conta com 110 postos e cerca de 3.400 voluntários espalhados pelo Brasil. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano e pode ser feito por telefone pelo número 188, por email, pessoalmente nos postos de atendimento ou via chat online.

De acordo com o projeto, o atual momento aumenta a necessidade de alternativas para a interação humana. “Sabemos que as redes sociais e internet aproximam, mas algumas pessoas buscam pelo telefone uma voz amiga e o CVV, por meio de seus voluntários, faz mais que prevenção ao suicídio, faz o papel de ouvinte e ajuda as pessoas a superarem este vazio”, destacou Lu. 

O texto ainda prevê a realização de palestras, exposições e atividades voltadas à prevenção do suicídio, depressão e pânico, além de ações idealizadas e desenvolvidas para o site e para as redes sociais da Câmara, que deverão ser realizadas ao longo do ano e reforçadas em momentos de pandemia ou calamidade pública.  

Lu ressaltou a preocupação com idosos, crianças e adolescentes que ficaram menos ativos por conta da pandemia. “Muitos idosos sempre tiveram uma vida ativa, seja com o trabalho ou com atividades esporádicas ajudando os filhos e netos, com o isolamento social vem a solidão e a falta de conversar. Já crianças e adolescentes, apesar de estarem em contato com as redes sociais e com as aulas online, ainda sentem essa falta de sair com os amigos. Esse canal aberto é uma voz amiga para ajudar nos momentos que a pessoa passa por uma depressão ou momento triste”, finalizou a vereadora.