Colegiado foi criado para tratar de ações e impactos econômicos causados pela Covid-19
Com o objetivo de debater sobre os principais problemas enfrentados pelos empresários de Limeira diante da emergência em saúde causada pelo coronavírus (Covid-19), a Frente Parlamentar de Ações Preventivas e Impactos Econômicos se reuniu com o diretor regional de Limeira da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Eduardo Francisco, na manhã desta quinta-feira, 25 de junho. Além de tratar das dificuldades dos empresários, os vereadores também deliberaram pelo encaminhamento de ofícios e moções.
Eduardo Francisco explicou aos vereadores que os empresários limeirenses têm tido dificuldade de acesso ao crédito de socorro às empresas, principalmente pelas exigências estabelecidas pelos bancos para a liberação dos empréstimos. Ele citou que os prazos de carência para pagamento de empréstimos são muito pequenos, e pediu apoio aos vereadores para interceder junto ao Governo Federal para ampliar o prazo de carência e para solicitar que a Caixa Econômica Federal volte a oferecer o cartão de crédito do BNDES para os empresários.
O dirigente disse que é o momento de retomada da economia e de todos darem as mãos. “Temos que deixar claro que o momento é de retomada para as empresas, precisamos contar com a diminuição das burocracias para facilitar os créditos”, reforçou o diretor da Fiesp/Ciesp.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Wagner Barbosa (PTB), reforçou a necessidade da participação de toda a sociedade no diálogo para buscar soluções aos problemas enfrentados durante a pandemia. Segundo ele, a dificuldade no acesso ao crédito é o principal problema no momento. “Existe uma nova forma de financiamento do Governo Federal, com taxas bem reduzidas, o Pronampe [Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte], mas muitos estão tentando o financiamento no banco e não conseguem”, afirmou. E colocou o colegiado à disposição para atender às demandas apresentadas por Eduardo.
Os vereadores deliberaram por encaminhar ofícios à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil para que voltem a disponibilizar o cartão de crédito do BNDES e por elaboração de moções reforçando as medidas adotadas pelo colegiado, além de se colocarem à disposição para repassar os pedidos da Fiesp/Ciesp aos líderes partidários na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a fim de reforçar as demandas das empresas de Limeira.
Auxílio Emergencial
Outro assunto tratado na reunião foi o acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal. A vice-presidente da Frente, vereadora Erika Tank (PL), questionou a possibilidade de auxiliar a população e ressaltou a importância de evitar a disseminação de informações erradas e facilitar o acesso da população a uma forma de recorrer quando o direito for negado.
A vereadora Carolina Pontes (PSDB) afirmou que muitas pessoas recorriam a advogados que pediam parte do dinheiro do auxílio como forma de pagamento. De acordo com a parlamentar, a Defensoria Pública de São Paulo decidiu intervir para amparar as pessoas que necessitam dessa renda. Nesse sentido, foi deliberado o envio de um ofício à Defensoria Pública de Limeira pedindo informações relacionadas aos meios de como conseguir esse amparo judicial para o auxílio emergencial.
Frente
A Frente Parlamentar de Ações Preventivas e Impactos Econômicos da Covid-19 foi constituída em 28 de maio, por meio do Ato da Mesa Nº 9/2020. O colegiado é integrado pelos vereadores Wagner Barbosa (PTB), presidente; Erika Tank (PL), vice-presidente; Estevão Nogueira (PSC), secretário; e Carolina Pontes (PSDB), Mir do Lanche (PL), Clayton Silva (PTC), Constância Félix (PTB), Helder do Táxi (MDB), Zé da Mix (PSD), Lu Bogo (PL), Nilton Santos (Republicanos) e Dr. Rafael Camargo (MDB), membros.
Em atendimento ao Ato da Mesa nº 8/2020, a reunião foi realizada de forma remota, por meio de videoconferência. A próxima reunião do colegiado será na próxima quinta-feira, 2 de julho, às 10h, também de forma remota, e terá a participação de representantes da Fiesp/Ciesp e da Associação Comercial de Limeira (Acil).